A 3ª conferencia foi realizada na manhã desta quarta (23) , nas dependências do CCI (centro de convivência do idoso Sexto André Ghedin), e teve como tema central “Envelhecimento Multicultural e Democracia: urgência por equidade, direitos e participação”.
A Conferência é um espaço de diálogo coletivo, onde, por meio da participação popular, foram debatidos os temas propostos pelo Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, pelos 5 eixos temáticos da conferência que são:
Eixo 1 – Financiamento das políticas públicas para ampliação e garantia dos direitos sociais
Eixo 2 – Fortalecimento de políticas para a proteção à vida, à saúde e para o acesso ao cuidado integral da pessoa idosa
Eixo 3 – Proteção e enfrentamento contra quaisquer formas de violência, abandono social e familiar da pessoa idosa
Eixo 4 – Participação social, protagonismo e vida comunitária na perspectiva das múltiplas velhices
Eixo 5 – Consolidação e fortalecimento da atuação dos conselhos de direitos da pessoa idosa como política do estado brasileiro
A palestra magna foi conduzida pela assistente social Luciani Marine que trouxe uma vasta experiência sobre o tema e um profundo conhecimento sobre a importância das conferências na promoção dos direitos da pessoa idosa. Com sua trajetória profissional e acadêmica, Luciani compartilhou sua visão sobre as políticas públicas voltadas para o envelhecimento e a inclusão social, provocando reflexões sobre a urgência em garantir equidade, direitos e participação para população.
Ao término dos trabalhos, foi elaborado um relatório com as propostas definidas durante o evento, que serão encaminhadas para as etapas seguintes. Além disso, foram eleitos, de forma paritária entre representantes da sociedade civil e do poder público, os delegados e conselheiros titulares e suplentes, responsáveis por representar o município na fase estadual , que será na cidade de Foz do Iguaçu :
Representantes da Sociedade cívil: Titular: SALETE BONETTI suplente: LAURO JOHANN
Representantes da Associação de Idosos Alegria de Viver: Titular: VANDA HELENA WEBER Suplente: JULIA MOTA
Representantes da Pastoral da Pessoa Idosa: Titular: MARIA IMACULADA PAULA DA CRUZ Suplente: NOELI FERREIRA DE SOUZA
“A participação da comunidade é essencial para que as propostas de Boa Vista da Aparecida ganhem espaço nas etapas estadual e nacional, essa iniciativa foi um marco na luta pelos direitos da pessoa idosa, promovendo a conscientização sobre as questões que impactam diretamente essa parcela da população e buscando garantir que suas vozes sejam ouvidas na construção de um futuro mais justo e inclusivo”. Disse a Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI), Rosângela Berti Ghedin
O objetivo da Conferência é promover a participação social na formulação de propostas que contribuam para a superação de barreiras ao direito de envelhecer com dignidade e saúde. Busca-se, ainda, construir ações pautadas na equidade, voltadas à defesa, promoção e proteção dos direitos e da cidadania da pessoa idosa, por meio da articulação entre as diferentes esferas de governo”. Destaca a secretária municipal de assistência social, Polyana Zuco.