As secretarias de ação social e saúde promove encontro com a pastoral da pessoa idosa

Categoria: Ação Social Publicado: Terça, 07 Agosto 2018 Escrito por Luan - SoftSul

A secretaria de assistência social juntamente com a secretaria de saúde participou de uma reunião com a pastoral da pessoa idosa, a qual mostrou o papel que realizam no município junto aos idosos, através de visitas domiciliar. Com esses acompanhamentos a pastoral consegue verificar as maiores necessidades dessas famílias, e prestam orientações e informações sobre seus direitos e necessidade de cada idoso, e ajuda a encaminhar junto aos órgãos competentes.

Na tarde do dia 06 (segunda-feira) membros da secretaria de assistência social e da saúde esclareceram aos líderes da pastoral do idoso, que fazem um trabalho voluntário  para esclarecimento sobre seus programas que vem ao encontro da pessoa idosa, e seus direitos.
As secretarias se colocaram inteiramente a disposição da pastoral, que através de capacitações poderão executar um melhor atendimento a população através dessa parceria: secretarias e pastoral que, com mais encontros se adequarão ao programa e projeto para a população idosa, podendo prestar um serviço de mais qualidade e com acompanhamento de profissionais.
A secretária de assistência social Ivones T. Bonatto que esteve presente explica a importância desses encontros, “através dessas reuniões estaremos orientando a pastoral do idoso em como agir quando vivenciar alguma dificuldade nas visitas seja com orientações, ou até mesmo quando se depararem com algum tipo de violência, saberão como agir e para quem encaminhar o ocorrido”.
A pastoral da pessoa Idosa tem como missão a promoção e valorização da pessoa idosa, dando-lhe a oportunidade para melhorar sua qualidade de vida, respeitando seus direitos por um processo educativo integrado a sua família e a comunidade. Com a formação de redes comunitárias de líderes voluntários que multiplicam o saber e a solidariedade fraterna. A pastoral da pessoa idosa já tem mais de 10 anos de fundação, por iniciativa da Dra. Zilda Arns Neumann. No ano de 2004, durante a assembleia geral da CNBB, aprovaram a proposta de sua fundação.
O trabalho é acompanhar pessoas idosas no domicilio, mensalmente, de preferência, as mais fragilizadas, levando uma palavra amiga e verificando as fragilidades dessas pessoas.