Boa Vista da Aparecida sedia evento sobre trabalho infantil

Categoria: Ação Social Publicado: Terça, 19 Junho 2018 Escrito por Marina - SoftSul

O objetivo foi exercer metas para a erradicação do trabalho infantil, que deve ser cumpridas até 2025.

Na última sexta-feira (15), o município de Boa Vista da Aparecida sediou o seminário de enfrentamento ao trabalho infantil, que contou com a presença de aproximadamente XXX pessoas, e foi realizado no centro de eventos Nossa Senhora Aparecida.
O evento, promovido pela secretaria estadual de ação social, tem o objetivo de cumprir metas para a erradicação do trabalho infantil, que deve ser cumprido até 2025. Este compromisso é um tratado assinado por diversas nações do mundo todo. O evento contou com a presença de representantes de seis municípios da região, além de autoridades locais e estaduais.
Com início às 08:00h, os participantes do evento (alunos de escolas municipais e estadual, bem como pais, professores, servidores do poder público, palestrantes, autoridades e organizadores) foram recebidos com café da manhã para dar início às diversas palestras ministradas, que abordaram os seguintes assuntos: Trabalho infantil, desconstruindo mitos, impactos e consequências na saúde e exigibilidade das políticas públicas no enfrentamento ao trabalho infantil. Também foi apresentado um teatro com os alunos do CIAAC (Centro de integração ao adolescente e a criança), intitulado “Trabalho só na escola”, que mostrou um pouco do dia a dia de crianças que vivem essa realidade.
Segundo informações ditas no evento, o Brasil tem, hoje, mais de 3 milhões e meio de crianças sendo exploradas. De 2007 até 2013, 13 mil crianças sofreram com acidentes de máquinas por trabalharem de forma irregular. Dessas, 150 crianças morreram desenvolvendo atividades de forma ilegal.
A palestrante convidada Lizmari Fontana, gerente regional da secretaria de estado da família e desenvolvimento social, elogiou a recepção do município e explicou mais sobre o assunto. “Foi de grande importância esse encontro aqui em Boa Vista da Aparecida, que escolhemos como município sede e que nos acolheu de forma espetacular, com todo o apoio do prefeito e da sua equipe. O nosso compromisso é desenvolver ações para chegar a essa meta estipulada, com ação estratégica de vários técnicos municipais e gestores, juntamente com a sociedade. O seminário teve um alcance espetacular, em que trabalhamos a desconstrução dos mitos que se arrastam por todas as gerações, dizendo que o trabalho infantil é algo que ensina, que afasta a criança e o adolescente do ócio. Isso não é verdade. O trabalho infantil é uma violência grave aos direitos humanos contra nossas crianças e adolescentes, e isso é previsto nos tratados internacionais que temos, então nós temos que combater isso, pois o lugar da criança é na escola. Nós precisamos conscientizar nossos gestores para que implantem escola integral nos municípios, que é o ponto principal para que a gente possa fazer o enfrentamento e o combate ao trabalho infantil de forma correta”, explicou.
O prefeito Leonir dos Santos, que fez a abertura do seminário, ficou feliz com os resultados alcançados. “Estamos muito felizes por Boa Vista da Aparecida sediar esse seminário, que envolveu vários municípios da região, o qual tivemos a participação de diversos representantes do governo do estado. Quero agradecer todas as pessoas que participaram e se empenharam para que esse seminário fosse realizado. A criança tem que ter seu tempo de criança, para brincar e estudar, para ser criança. Então Boa Vista da Aparecida está de parabéns por sediar um evento de tamanha importância e um assunto tão sério assim”, afirmou o prefeito.
Os municípios que estiveram presentes no evento foram Capitão Leônidas Marques, Santa Lúcia, Catanduvas, Campo Bonito, Ibema e Três Barras do Paraná.