Combate à violência contra a mulher é tema de palestra em Boa Vista da Aparecida

Categoria: Ação Social Publicado: Terça, 07 Novembro 2017 Escrito por Camila Zub - SoftSul

O evento, realizado pelo CREAS, foi uma troca de experiências e de informações.

Na tarde desta terça-feira (31), o Clube da Terceira Idade de Boa Vista da Aparecida foi cenário de luta e representatividade da força feminina. Em alusão ao Dia Nacional de Combate à Violência contra a Mulher, comemorado em 10 de outubro, as equipes da Ação Social e do CREAS (Centro de Referências Especializado de Assistência Social) de Boa Vista da Aparecida realizaram uma palestra sobre a conscientização da importância do combate a esse tipo de violência.

A palestra, ministrada pela psicóloga do CREAS, Andreia Fae, foi uma conversa, uma troca de experiências. Os assuntos abordados foram: reconhecimento das formas de violência; conhecimento dos direitos das mulheres; onde denunciar; e estatísticas. “Existem várias formas de violência: a violência contra o adolescente, contra a criança, contra o idoso, mas os números, a nível nacional, da violência contra a mulher, são alarmantes, então por que essa mulher não chega até nós? Até hoje é difícil uma mulher chegar relatando que sofre violência. Por isso é importante falar sobre o assunto, e hoje nós vamos reconhecer as formas de violência”, destaca Andreia.

Além da palestra, a senhora Santina de Souza Dutra deu seu depoimento. Ela sofreu agressão por anos e, recentemente, resolveu procurar ajuda no CREAS. “Estava demais, eu estava vendo que ia morrer na mão dele, e nada eu podia fazer porque tinha medo, medo e vergonha. Mas aí eu denunciei ele para as meninas do CREAS, e foi onde eu tive a salvação, que Deus abençoou todas essas meninas aí que me ajudaram”, conta Santina. Hoje, depois das ações da equipe do CREAS, ela vive um relacionamento tranquilo com o esposo, que não a agride mais. O recado que dona Santina deixa para as mulheres é lutar contra o medo. “É para não terem medo que nem eu, eu tinha muito medo porque tenho três netos que cuido, então eu tinha um pouco de medo, mas aí como ele começou a agredir os meninos também, eu tive que abrir o jogo, tive que falar alguma coisa com alguém que me ajudasse, e elas me ajudaram e deu certo”, comemora dona Santina.

A coordenadora do CREAS, Silvana Becker, explica que a data é mais uma forma de conscientização e reflexão sobre todo tipo de violência contra a mulher. “Nós temos que estar fazendo, não só enquanto CREAS, que é a proteção especial que trabalha com todos os tipos de violência, mas sim conscientizar também a sociedade civil e todos nós para não sermos coniventes a esse tipo de violência, e hoje a violência contra a mulher é uma coisa alarmante, até mesmo no nosso município. A violência é mascarada, mas pelo menos um caso por mês chega ao município. Juntas nós somos mais fortes, e o que precisamos fazer a cada dia é nos unir para, pelo menos, amenizar esse número da agressão contra as mulheres”, afirma Silvana.

Lucimari dos Santos é atendida pelo CREAS e elogia a ação desta terça-feira (31). “Eu achei muito importante porque muitas mulheres aqui do município, como de outras cidades também, sofrem muita violência, então a gente tem que denunciar, porque às vezes pode ser eu, às vezes pode ser outra mulher que sofre agressão, e não é sempre do marido da gente, pode ser de outra pessoa, então temos que denunciar. Foi muito boa a palestra, eu sempre venho e procuro trazer minhas amigas também porque é sempre muito bom”, afirma Lucimari.

O dia 25 de novembro também é mais uma data de conscientização: o Dia Internacional de Combate à Violência contra a Mulher. Segundo Silvana, é um dia de conscientização, de luta e de mobilização, e uma marcha pela cidade está sendo organizada.

Elisane Mieczikowski, secretária da Ação Social, agradece a participação de todos no evento. “É de suma e grande importância a presença de todas aqui, devido a essas ocorrências que nós temos, que é uma realidade, a agressão que as mulheres sofrem dentro dos lares”, ela ainda afirma que o CREAS oferece ajuda às mulheres e que é necessário se manifestar.

A Chefe Regional da Secretaria da Família e Desenvolvimento Social, Lismari Fontana participou do evento, para ela eventos assim mostram a importância da mulher procurar ajuda.

Ao final da troca de experiências, houve sorteio de brindes e coffee break.

Acessos: 1976