Palestra e outras ações fazem parte do Maio Laranja em Boa Vista da Aparecida

Categoria: Ação Social Publicado: Terça, 16 Maio 2023 Escrito por Rafaela - SoftSul

A campanha visa mostrar à sociedade que isso é compromisso coletivo e a proteção das crianças deve ser todo os dias

O Governo Municipal de Boa Vista da Aparecida vem promovendo várias ações e irá promover dois dias com palestras em alusão ao Maio Laranja, que tem como o dia 18 de maio, o Dia Nacional do Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.

Segundo a Secretária de Assistência Social Elisane Mieczikowski, a data é bastante significativa e a ações protetivas as crianças e os adolescentes são realizadas constantemente. “É uma data bastante significativa e protetiva à criança e ao adolescente. O acesso às informações também consiste numa forma de prevenção das crianças e adolescentes”, alertou a secretária de Assistência Social.

Outras ações são realizadas periodicamente, como o trabalho de fortalecimento de vínculos, com reuniões mensais que trabalham diversos temas, reuniões com o grupo PAIF (Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família) e PAEF (Serviço de Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos), ações lúdicas trabalhadas nas escolas com a temática de prevenção a violência sexual, além de capacitações técnicas voltadas aos profissionais da rede de proteção.

As denúncias de abusos contra crianças e adolescentes podem ser feitas pelo Disque 100 ou Conselho Tutelar de Boa Vista da Aparecida (45) 3287 – 1198 de forma anônima.

As palestras serão realizadas no Centro de Convivência dos Idosos nas seguintes datas:

24 de maio - quarta-feira
13:30 – Alunos da Rede Municipal de Ensino
15:00 – Alunos da Rede Estadual de Ensino

29 de maio - segunda-feira
08:15 – Alunos da Rede Municipal de Ensino
10:00 – Alunos da Rede Estadual de Ensino
19:00 – Público em geral

Maio Laranja

Em 18 de maio de 1973, a menina Araceli, de oito anos, foi sequestrada, drogada, violentada sexualmente e assassinada, em Vitória (ES). Em 1991, os três réus acusados pelo crime foram absolvidos e o crime permanece impune até hoje.

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes surgiu da mobilização de entidades, aprovado pela Lei Federal 9.970/2000. À reboque da lei, surgiu a Campanha Faça Bonito – Proteja Nossas Crianças e Adolescentes, que visa mostrar à sociedade que isso é compromisso coletivo, cuidar para que a população infantojuvenil tenha uma vida plena e com a garantia do direito ao desenvolvimento sexual saudável, sem violência.

O símbolo da campanha é uma flor de cor laranja. Dentro deste contexto, o mês de maio ficou conhecido como Maio Laranja.