Secretaria de Assistência Social divulga um balanço dos trabalhos realizados no primeiro trimestre

Categoria: Ação Social Publicado: Quinta, 13 Abril 2017 Escrito por Camila Mazureck - SoftSul

Novos projetos, reformas, campanhas e atendimento individual foram algumas das ações realizadas no primeiro trimestre de 2017

O atendimento individual e humanizado à população é realizado pela Secretaria de Assistência Social, através do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), e nesses 100 primeiros dias da nova administração de Boa Vista da Aparecida, o resultado do balanço das atividades realizadas pelo setor foi positivo.

Cerca de 946 pessoas foram atendidas pelo CRAS para realização de Cadastro Único para o Bolsa Família, distribuição de cestas básicas, auxílio com documentação, auxílio funeral, atendimento individualizado com psicóloga e assistente social e inclusão do Programa Balcão de Empregos. Também foi encaminhado, para emprego formal em diversas empresas da região, 230 pessoas.

Eloise Teixeira Cardoso, Diretora da Assistência Social, comenta que a reunião do programa Bolsa Família, que ocorreu no dia 28 de março no Clube Veteranos foi um grande sucesso, onde mais de 90% das famílias cadastradas participaram do encontro. “Temos 712 famílias cadastradas, e tivemos a participação de 642 famílias no evento. Foi uma reunião de informação. Aproveitamos e colocamos em prática a criação da associação dos catadores de recicláveis do município, através da Engenheira Ambiental Rafaela Ganzala”, explica Eloise.

Outra preocupação que foi rapidamente resolvida foi á situação da cobertura do Clube da Terceira onde aproximadamente, R$ 7mil, foram investidos na reforma. “Houve um investimento de aproximadamente 7 mil reais, entre telhado, mão-de-obra e mais algumas estruturas dentro do prédio”, afirma Eloise. Durante esta reforma, foi realizado no Clube Veteranos um encontro onde cerca de 230 pessoas participaram, as tradicionais tardes dançantes que esta paralisada, devido á quaresma, irá ser retomada no dia 20 de Abril. “Ainda no Clube da Terceira Idade, fizemos a eleição da associação, onde a dona Julia Mota foi eleita a primeira presidente da entidade, o objetivo é dar mais autonomia para que esta classe seja mais valorizada e possa se organizar ainda melhor” completa Eloise. 

O CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) é outro destaque da atual gestão, o qual oferece atendimento às famílias que sofrem violência ou violação de direitos e que têm adolescentes infratores que cumprem medidas socioeducativas ou liberdade assistida. Até agora, 180 famílias receberam atendimento psicológico e com assistente social. O CREAS realizou, de janeiro até agora, quatro campanhas de combate à violência contra a mulher, campanha de exploração sexual contra crianças e adolescentes, humanização da família buscando como foco o acolhimento familiar e a proibição de venda de bebidas alcoólicas à crianças e adolescentes, esta última, realizada em todos os bares e similares do município.

As atividades do CIAAC (Centro de Integração ao Adolescente e à Criança) foram iniciadas com diversas oficinas, que estão atendendo, atualmente, 180 crianças e adolescentes. 

Em parceria com a Secretaria de Saúde, o dia D, prevenção à Dengue, foi realizado para as famílias integradas no programa Família Paranaense, no Clube da Terceira Idade. Uma manhã de palestras e apresentações das escolas municipais, onde aproximadamente 200 pessoas participaram. 

A Pasta ainda realizou uma reunião do reunião do Programa Família Paranaense e Família Paranaense Rural, com a participação do comitê interno municipal e com a presença da Lismari Fontana, Gerente Regional da SEDS (Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social), e da Jussara Walkowicz, representante da EMATER (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural). “Também fizemos reuniões com os conselhos municipais, para aprovarem os projetos que visam ampliar ainda mais a Secretaria de Assistência Social, que tem como objetivo o atendimento individual e humanitário das famílias. A Assistência Social atende as famílias beneficiárias e não-beneficiárias de programas sociais”, finaliza Eloise. 


Baixe o áudio desta matéria clicando aqui.   


 

Acessos: 3437

Comentários - Facebook

Governo Municipal