No dia 18, peças teatrais, palhaços, apresentações musicais, danças e palestras foram apresentadas pelos alunos com o tema sobre o combate a pedofilia
A semana do dia 15 ao dia 19 foi marcada por ser a Semana Estadual de Combate à Pedofilia, sendo na quinta-feira, dia 18, o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. Em virtude disso, a Secretaria de Assistência Social de Boa Vista da Aparecida realizou o evento “Todos contra a pedofilia”, que ocorreu no dia 18 de maio, quinta-feira, no Clube Veterano, de manhã e à tarde.
Silvania Becker, coordenadora do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), explicou a importância desta semana que marca o combate a pedofilia. “O intuito de hoje, é estar mobilizando toda a nossa sociedade, não só aqui em Boa Vista da Aparecida, mas em todas as cidades. Essa é uma campanha nacional que mobiliza a sociedade fazendo com que vocês denunciem, e que quando vocês souberem, a única maneira que têm é denunciar, e sempre que acontecem essas campanhas, o pessoal acaba tomando coragem e denunciando,” explicou a coordenadora.
O evento, aberto a toda população, contou com a presença de autoridades locais, de escolas, do setor da Saúde e Educação e demais instituições de ensino e apoio do município. Segundo a Secretária de Assistência Social, Elizane Mieczikowski, os beneficiários do Programa Bolsa Família, o grupo da Terceira Idade, estudantes a partir do 5º ano, APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e toda a população boavistense compareceram ao evento.
A programação do dia 18, “Todos contra a pedofilia”, foi da seguinte forma: apresentação do monólogo “caso Araceli”, com Rodrigo Fernando, o palhaço Guigo, pirofagista e malabarista de Cascavel; apresentação com a equipe do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) sobre Tráfico Humano; apresentação com alunos dos 5º anos das escolas municipais; apresentação teatral com alunos do CIACC (Centro de Integração ao Adolescente e à Criança); palestra com a Enfermeira Pâmela, sobre Sexualidade; e apresentação de RAP com as adolescentes atendidas pelo CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social).
Além do evento do dia 18 de maio, a Secretaria de Assistência Social ainda promoveu a conscientização sobre pedofilia nas escolas municipais, com início no dia 15, segunda-feira, e término no dia 19, sexta-feira. Nas escolas, foram apresentados trabalhos e atividades sobre o tema em horário de aula, para que todos os alunos da rede municipal de ensino de Boa Vista da Aparecida ficassem sabendo sobre a pedofilia.
Silvana Zanella, 14 anos, participou de uma das apresentações, segundo ela é muito bom participar, pois a mensagem repassada tem o objetivo de ajudar as crianças e os adolescentes. “Vou fazer uma apresentação de RAP que fala sobre a Pedofilia, abusos sexuais contra crianças e adolescentes. Ficamos duas semanas, todos os dias ensaiando, para poder passar para as pessoas a conscientização sobre a pedofilia e exploração. Nervosismo, mas ao mesmo tempo muito prazeroso, saber que a gente pode ajudar as crianças e os adolescentes”, destacou Silvana.
O Prefeito Leonir dos Santos participou da solenidade, destacou a importância da campanha e a denuncia que deve ser feita em casos de pedofilia.
Áudio da matéria