Violência contra o Idoso

Categoria: Ação Social Publicado: Quarta, 13 Junho 2018 Escrito por Luan - SoftSul

Na tarde do dia 12 de junho os idosos do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos de Boa Vista participaram de uma palestra alusiva ao dia 15 de Junho - dia internacional de conscientização da violência contra a pessoa idosa,  data instituída em 2006 pela ONU e pela rede internacional de prevenção a violência a pessoa idosa (INPES) que tem como objetivo de sensibilizar e conscientizar a sociedade para o combate das diversas formas de violências contra o idoso. Na ocasião as técnicas do CRAS Leila Mara Kubiaki - psicóloga e Marilene Klaus - ass. social, dialogaram com os idosos o estatuto do idoso a fim de prevenir crimes contra a pessoa idosa.

Com o aumento da população acima de 60 anos, aumentaram também os problemas, e um deles é a violência contra a pessoa idosa. Uma pesquisa realizada no disque 100 (órgão responsável por acolher, analisar e encaminhar denúncias de violações de direitos humanos à rede de proteção) mostra um crescimento muito alto de denuncias de violência contra pessoas idosas.
Para garantir o envelhecimento da população de forma saudável e tranquila, com dignidade, sem temor, opressão ou tristeza, precisamos trabalhar intensamente na prevenção da violência e na identificação e no encaminhamento correto de casos de violência e, em especial, temos que preparar as novas gerações com informações, materiais e recursos educacionais, de forma a assegurar um envelhecimento digno e saudável.

 

 

Acessos: 3005

Comentários - Facebook

Governo Municipal