Workshop sobre combate à pedofilia foi realizada em Boa Vista da Aparecida

Categoria: Ação Social Publicado: Sexta, 24 Maio 2019 Escrito por SoftSul - Admin

O evento contou com aproximadamente 250 profissionais ligados a toda rede municipal.

Foi realizado na noite desta quarta-feira, 22, no Clube da 3ª Idade em Boa Vista da Aparecida, um Workshop direcionado ao combate de abuso sexual infantil, o evento foi promovido pela Secretaria de Assistência Social, alusivo ao Dia Internacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que é lembrado no dia 18 de maio.

A palestrante Andrea Cristina Martelli, que é pedagoga, doutora e pesquisadora na área de Educação Sexual e membro do Comitê Regional de Enfrentamento ás Violências contra Crianças e Adolescentes, comentou sobre a importância deste Workshop que foi voltado para os profissionais da área. “A criança passa grande parte do tempo nas escolas, e nas escolas a criança tem mais contato com estes profissionais, ela se sente mais protegida, por isso os profissionais devem observar os sinais que elas apresentam, então quando mais conhecimento estes profissionais tiverem, mais fácil será para identificar um possível problema,” disse a palestrante.

Uma das formas mais eficazes para identificar um possível abuso é o dialogo. Segundo a Dra Andrea Cristina Martelli, a educação sexual nas escolas, ou na família é fundamental para a criança. “Eu acredito que a educação sexual, seja na escola ou na família, conversar com a criança ou adolescente, o que é um segredo bom um segredo ruim, pode evitar que o menor seja vitima se um abuso,” explicou Andrea.

O Workshop teve como tema "Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes: Teoria e praticas de prevenção", é uma iniciativa da Secretaria de Assistência Social em parceria com o Governo Municipal de Boa Vista da Aparecida e visa oferecer aos profissionais, capacitação para identificar crianças e adolescentes, que passam ou passaram por situações de abuso sexual.

A Secretária e primeira dama, Zane Mieczikowski, comentou sobre o objetivo do evento, segundo ela, este evento visou a capacitação dos profissionais de diversas áreas. “Objetivo desta palestra foi capacitar os profissionais de diversas áreas, da educação, esporte, saúde, assistência social, enfim, combater e identificar o abuso sexual de crianças e adolescentes”, comentou a Secretária.

Zane ainda destaca que em caso de identificar um abuso, deve ser denunciado através do disque 100, ou procurar a Secretaria de Assistência Social, tudo é tratado com absoluto sigilo para manter a integridade do menor. “Em caso de um abuso sexual orientamos para que seja denunciado, através do disque 100, ou que nos procure na assistência social, vale lembrar que tratamos deste assunto com o mais absoluto sigilo para preservar a integridade do menor que sofreu o abuso,” explicou Zane.

Acessos: 1901