Audiência pública sobre a retirada dos coretos é realizada em Boa Vista da Aparecida

Categoria: Administração Publicado: Quarta, 07 Junho 2017 Escrito por Camila Mazureck - SoftSul

Foram 72 votos à favor da retirada total dos coretos contra 13 votos à favor da retirada parcial e nenhum voto para permanecer da forma que está

A última segunda-feira (5) foi dia de discussão calorosa em Boa Vista da Aparecida. Uma segunda audiência pública foi realizada no mesmo dia e local, na Câmara de Vereadores, mas a segunda teve a intenção de discutir sobre os coretos da cidade, dois quiosques que têm no canteiro da Avenida Tancredo Neves.

Esses coretos foram construídos na década de 1980 pelo primeiro prefeito do município, o Senhor Cícero Barbosa Sobrinho. Alguns afirmam ser uma construção histórica por serem muito antigos, outros, dizem ser uma das únicas lembranças físicas do ex-prefeito, que já é falecido.

Os coretos são divisores de opiniões na cidade, pois diminuem a visão de quem cruza a avenida, causando inúmeros acidentes. O assunto foi parar diversas vezes na Câmara de Vereadores, mas sempre dava empate. Os representantes do povo nunca quiseram tomar essa decisão sozinhos, por isso, convocaram a audiência para que a população decida e opine acerca do assunto.

Com a casa cheia, nada mais justo que ouvir a voz de todos. Através de uma inscrição feita minutos antes, apenas para manter a ordem e facilitar os registros oficiais, 16 pessoas se dispuseram a falar. Cada uma teve dois minutos para expor sua ideia e deixar claro sua opinião. Essas pessoas debateram entre si e muitas opções surgiram.

Retirada total, retirada parcial (apenas as muretas e grades), troca de local ou permanência dos coretos? A decisão da maioria venceu. Foram 72 votos à favor da retirada total dos coretos, 13 votos à favor da retirada parcial (das grades e muretas) e nenhum voto para que os coretos permaneçam da maneira que estão.

Após aclamação, o prefeito Leonir dos Santos foi claro afirmando que a decisão da maioria seria a decisão final, independente do que ele e os vereadores pensam, pois é a comunidade que decidiu. Isso é democracia. “A opinião que vai seguir é a do povo, a maioria optou por retirar. É claro, não vai ser amanhã e nem depois, nós temos que ver, vamos tentar melhorar, ver a possibilidade fazer algo que fique bonito. Temos um pedido no Ministério das Cidades de R$1.000.000,00 (um milhão de reais) para nós revitalizarmos nossa avenida e nossa praça, mas isso não é para amanhã, e eu também não tenho cinco meses de mandato, eu tenho quatro anos”, explica Leonir.

Os vereadores ali presentes também tiveram espaço para discutir o tema e expor suas opiniões.

Cesar de Bona (PR) fala sobre respeito. Ele afirma que no trabalho público deve se respeitar a opinião de todos e saber expor a sua própria tentando não ofender ninguém. “A questão dos coretos, que foram construídos em 1982/1985, naquela época não tinha 10% dos carros que têm hoje em Boa Vista da Aparecida, hoje a nossa avenida é um corredor turístico e a minha opinião sobre isso é a retirada (dos coretos)”, afirma Cesar.

Juninho Granetto (PMDB) é adepto à versão do patrimônio histórico. Para ele, é isso que os coretos representam no município. “Também temos que analisar as situações dos acidentes, acho que devemos fazer modificações ali, tirar aquelas paredes de baixo, colocar uma faixa elevada, porque não é só a retirada dos coretos que vai resolver, então a minha opinião é mudar, até de local, para que a gente possa preservar o nosso patrimônio histórico”, afirma Juninho.

Neninho Ramos (PMDB) pede para que engenheiros e arquitetos sejam consultados antes de qualquer mudança nos coretos. “Acho sim que nós temos que ter um respeito grande a respeito destes quiosques, por isso que nós não votamos isso antes, o Renato (vereador) convocou uma audiência pública para nós, junto com vocês, com a população, tomarmos uma decisão sobre isso”, afirma Neninho.

Renato Chernhak (PDT) afirma a importância de tomar uma decisão dessas somente depois de ouvir a população. Ele diz que, para tudo, dá-se um jeito, e deve ser chegado a um consenso entre todos. “O que nós estamos fazendo aqui é transferir para a população a responsabilidade do que será feito. Respeito a opinião de todos, mas eu tenho a minha, e a minha é de retirar”, afirma Renato.

Gelson Luiz (PR), o Neguinho, concorda com a maioria dos munícipes. “Hoje, para nós boavistenses, ele (coreto) está sendo um ponto de muitas críticas, muitos acidentes. Eu voto para retirar, como a maioria vem querendo”, afirma Gelson.

Adair Gomes (PRB), presidente interino da Câmara de Vereadores, agradece a presença de todos que se dispuseram a comparecer e debater sobre o assunto e afirma que os coretos são sim um patrimônio histórico do município. “Nós, vereadores eleitos por vocês, não poderíamos tomar essa decisão sozinhos sem ouvir a opinião de vocês. Quem vai tomar essa decisão, quem vai votar, vai ser vocês. Nem tudo que a gente pensa que é bom, é bonito, é útil para a população”, afirma Adair.

Pedro Gonçalves (PSL), o Pedrinho da Flor, é contra a permanência dos coretos. Para ele, já deveriam ter sido retirados há tempo. “Isso aí já tinha que ter sido derrubado, chega de nós gastarmos dinheiro com isso, vamos gastar mais dinheiro em cima disso aí? Vamos gastar mais dinheiro em cima de um negócio desses aí que não vai funcionar?”, afirma Pedro.

Valério Fernandes (PSL), presidente licenciado da Câmara de Vereadores, defende que os coretos são representação histórica do município e lembrança de Cícero Barbosa Sobrinho. “Hoje está ali sem serventia, mas é uma história. Eu acho que se tirar todas as paredes, esses pilares aqui não vão atrapalhar ninguém”, afirma Valério.

Com a audiência encerrada, tudo foi registrado para que, futuramente, quando o projeto for feito para a retirada dos coretos, possa ser feito de acordo com o que a população pediu.