Boa Vista da Aparecida deu início à Associação dos Catadores de Recicláveis

Categoria: Administração Publicado: Sexta, 22 Junho 2018 Escrito por Marina - SoftSul

A ideia partiu da necessidade de regulamentar e oferecer a estrutura necessária para os catadores de resíduos recicláveis que já atuam no município.

No dia 12 de junho de 2018 foi realizada assembleia geral para fundação da associação dos catadores de recicláveis de Boa Vista da Aparecida - ACARB. Nesta reunião realizada, ficou aprovado o estatuto social, e em votação a criação da primeira diretoria da ACARB, que está composta por: Presidente, vice-presidente, secretário, tesoureiro e conselho fiscal.
Esta ação está sendo possível através das parcerias que o município obteve com o Instituto das águas, através do programa reciclo Paraná onde o município será contemplado com um caminhão exclusivo para coleta seletiva, carrinhos coletores de recicláveis, lixeiras urbanas além dos equipamentos para o barracão da associação. Através do Provopar estadual em parceria com a Sanepar também possuímos uma parceria para a realização de capacitação dos catadores, que estará preparando nossos catadores para atuarem na associação de forma adequada.
Outro convênio essencial e de grande importância para a implantação da associação dos catadores de Boa Vista da Aparecida, é com a Itaipu binacional através do programa coleta solidária que colaborará para a construção de um barracão com toda infraestrutura necessária, que também contribui com assessoria ambiental, jurídica e contábil para a implantação da associação, apoio a ações de educação ambiental para melhorar a gestão da coleta seletiva que já existe no município, e todas as questões de apoio à implantação da associação serão apoiadas pela Itaipu.
É importante enfatizar que os catadores de matérias reutilizáveis e recicláveis em muitos casos realizam seu trabalho em condições precárias, se dando de forma individualizada, de forma autônoma e dispersa nas ruas e em locais de disposição de lixo, é evidente que eles desempenham um papel fundamental na conservação do meio ambiente e destinação legal de resíduos reutilizáveis. De modo geral, atuam nas atividades da coleta seletiva, triagem, classificação, processamento e comercialização dos resíduos reutilizáveis e recicláveis, contribuindo de forma significativa para a cadeia produtiva da reciclagem, mas sem local adequado, não recebendo o valor justo do material, e não estando adequadas as normas trabalhistas para beneficia-los, com aposentadoria, licença maternidade entre outros aspectos legais.
Isso evidencia a importância da implantação da associação de catadores no município de Boa Vista da Aparecida para apoiar os catadores, e ao mesmo tempo destinar corretamente resíduos que iriam ser dispostos de maneira irregular. Por isso o município tem se empenhado nessas parcerias que vieram apoiar este sonho da administração municipal.