Boa Vista da Aparecida recebe programa da ONU em parceria com a Itaipu

Categoria: Administração Publicado: Quarta, 28 Fevereiro 2018 Escrito por Luana - SoftSul

As ações de desenvolvimento sustentável impostas pela ONU já começam a ser discutidas no Oeste do Estado

Boa Vista da Aparecida sediou, nesta segunda feira, 26, um encontro para tratar sobre o desenvolvimento sustentável, que aconteceu na Câmara de Vereadores, com a presença de autoridades políticas e representantes da sociedade organizada.

Rafaela Ganzala, engenheira ambiental, fala da ação, que é em parceria com a Itaipu Binacional e a ONU (Organização das Nações Unidas).

“É uma agenda importante para estar mostrando ao município todas as ações que a Itaipu, juntamente com a ONU, vai desenvolver no nosso Estado, principalmente no Oeste do Paraná”, comenta.

O tema, que trata da sustentabilidade, é bastante complexo e está sendo discutido por iniciativa da Itaipu Binacional, e leva em conta pelo menos 17 itens que podem ajudar a melhorar a qualidade de vida e o desenvolvimento do município.

Talita Aquino de Souza, assistente de programa PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), explica que a ação é um trabalho conjunto com todos os setores do município.

“Isso envolve mudanças climáticas, índices de pobreza, educação de qualidade, desigualdade social, cidade sustentável, comunidades resilientes, saúde, permeando por várias áreas do município, que precisam ser cada vez mais fortalecidas e trabalhando sempre de uma maneira integrada”, explica Talita.

Esta é a 40ª cidade da região que recebe um encontro como esse, que faz parte do projeto Metas do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento).

Talita ainda conta que os planos de ações elaborados se transformarão num documento de desenvolvimento humano e sustentável do município.

“O próximo passo agora é conseguir transformar essas prioridades que o público vai identificar conosco em planos de ação, em estratégias de atuação, então vamos elencar essas prioridades que o município deseja, que tem a necessidade, para que possa se transformar em desdobramento de ações e possa nortear ações públicas e de empresas, e possa se transformar num documento de desenvolvimento humano e sustentável para o município”, destaca.

Fonte: Portal ABC