Boa Vista segue feriado do dia do colono

Categoria: Administração Publicado: Quarta, 18 Julho 2018 Escrito por Marina - SoftSul

De acordo com a LEI Nº 009/2003, administração municipal de Boa Vista da Aparecida segue o calendário de FERIADO MUNICIPAL no dia 25 de JULHO – Dia do COLONO.

O prefeito municipal de Boa Vista, Leonir dos Santos, destaca que é uma forma de valorizar esta classe tão importante e que é a principal base de sustentação da economia do município. “Esse Feriado é também para lembrar os nossos colonos que tanto se esforça para nos dar os mantimentos de cada dia, aos agricultores que escolheram a vida no campo, para trazer o nosso sustento, que Deus abençoe Vocês que enfrenta o sol, a chuva, o frio o cansaço, a indecisão e a insegurança ao plantar, colher, vender e transportar seus produtos”, comenta.
Colono era o trabalhador rural estrangeiro que veio para o Brasil logo após o fim da escravidão, no fim do século XIX, início do século XX, para substituir os escravos nas lavouras, em especial as de café. Eles trabalhavam em regime de colonato, ou seja, moravam em casas dentro da fazenda, trabalhavam nas lavouras e recebiam em troca uma parte da colheita ou então podiam cultivar para seu próprio sustento em certas partes de terra.
O tradicional e o legítimo “colono” são absorvidos, gradativamente, por mudanças de hábitos e de costumes, por inovações, tecnologias, exigências e imposições. Inevitavelmente é assim, em qualquer lugar do mundo.