Campanha da Dengue para a 3ª dose está chegando ao fim

Categoria: Administração Publicado: Quarta, 18 Abril 2018 Escrito por Luana - SoftSul

A eficácia da vacina e imunização contra a doença só são adquiridas com as três doses

A terceira e última fase da Campanha de Vacinação contra a Dengue, no Paraná, está chegando ao fim. No município de Boa Vista da Aparecida, 407 pessoas precisam receber esta última dose. Já para a segunda etapa, são 201 pessoas. No total, devem ser vacinadas 608 pessoas. Quem não tomou nenhuma dose da vacina não pode receber a mesma.

Até agora, apenas 230 pessoas foram vacinadas entre a 2ª e 3ª doses, ou seja, 37,82% do total. A campanha, que teve início no dia 20 de março, segue até o dia 28 de abril, e teve o dia “D”, sábado, dia 24 de março, onde a vacinação foi realizada de forma intensiva.

Os vacinadores passaram de casa em casa durante esse tempo, e continuarão realizando os trabalhos. Os profissionais pedem para que as pessoas procurem a sala de vacinação, anexa à Secretaria de Saúde, ou a UBS José Carlos para imunizar-se. É necessário apresentar documento de identificação e carteira de vacinação.

A imunização contra a dengue só é totalmente eficaz com o uso das três doses da vacina. É extremamente importante que as pessoas recebam a terceira dose, o esquema de vacinação é de três doses, assim como outras vacinas, e se não tomar as três doses não estará protegido. Quem já tomou as três doses não precisa mais tomar. Quem tomou apenas duas precisa se vacinar e quem tomou apenas uma dose também deve se imunizar nesta campanha.

O público-alvo da campanha são as pessoas que compreendem a faixa etária de 15 a 27 anos. Quem não deve receber a vacina são gestantes, mulheres que amamentam, mulheres que desconfiam estar grávidas ou que queiram engravidar num período próximo, pessoas com baixa imunidade (congênita/adquirida), pessoas com tratamento com corticoides em doses elevadas e prolongadas, pessoas em quimioterapia/radioterapia, pessoas com febre no momento da vacinação, portadores de HIV (aids), pessoas que receberam qualquer outra vacina até 30 dias antes da vacinação contra a dengue.

A vacina é eficaz e segura, pois teve seus estudos iniciados há mais de 20 anos. Em caso de reações, que são comuns, o paciente deve notificar a Secretaria de Saúde imediatamente.

É necessário tomar as três doses da vacina para garantir a eficácia da imunização, completando assim, o esquema vacinal e ficando livre da doença. Para erradicar de vez a Dengue, é preciso eliminar o mosquito Aedes aegypti, mantendo quintal, calhas, caixas d’água, vasos de flores, pneus, garrafas e qualquer recipiente que acumule água sempre limpos e cobertos. 

 

Áudio da matéria 


 


 

Acessos: 1101

Comentários - Facebook

Governo Municipal