Economia de Boa Vista da Aparecida começa a andar a passos largos

Categoria: Administração Publicado: Terça, 11 Abril 2017 Escrito por Camila Mazureck - SoftSul

Nos três primeiros meses deste ano, 273 alvarás foram retirados, um crescimento de 69,56% se comparado ao mesmo período do ano passado.

Agricultura. Esse é um dos principais fatores econômicos de Boa Vista da Aparecida, que está refletindo diretamente na economia local. O município também está recebendo novas empresas e novos investimentos, gerando mais empregos e fortalecendo ainda mais o comércio da cidade. O reflexo da boa produtividade atinge os mais diversos setores, como lojas de insumos, prestadores de serviço desde a colheita até o frete e, além do comércio local, atinge também toda a região.

Ademir Spohr, diretor do departamento de Agricultura, diz que os números desta última safra são satisfatórios. “A última safra foi extremamente positiva, obtivemos uma média de 170 sacas por alqueire. Foram 20 sacas a mais do que o esperado”, conta Ademir.

A receita principal da lavoura de grãos é a soja, e esse volume influencia uma média de R$18 milhões de renda bruta, obtidos com o último plantio. “Outro fator que colaborou muito foi a readequação das estradas na época de escoar os grãos. O prefeito Leonir estava preocupado e, através do departamento de viação e obras, foram feitos melhorias, que ajudaram muito o nosso setor”, complementa Ademir.

A produção de leite é outra atividade econômica importante no município e, segundo Ademir, são produzidos cerca de 17 mil litros de leite por dia, o que gera uma renda bruta de R$500 mil para 260 propriedades produtoras de leite. “O leite está, de certa forma, em crise. Insumos e rações com preços elevados, e o próprio leite que deu um pico no preço, voltaram a cair agora”, explica Ademir. Segundo o Conseleite Paraná, o preço médio pago ao produtor é de R$1,04 por litro, o que varia muito, pois depende de alguns fatores como o laticínio, a qualidade e a quantidade produzida.

O município conta também com a produção de bicho-da-seda que, de acordo com Ademir, os produtores estão satisfeitos com os números que vêm sendo obtidos. Outra atividade que está se destacando economicamente é a piscicultura. Boa Vista da Aparecida conta com uma associação, a APAB (Associação dos Pscicultores e Aquicultores de Boa Vista da Aparecida), e também com diversos produtores independentes. “Essa produção, tanto em tanque rede quanto em tanque escavado, que chamamos de açudes, produzem como ‘carro chefe’ a tilápia, que tem uma produção de 240 toneladas anuais de peixes que são comercializados”, afirma Ademir.

Estes números refletem diretamente no comércio da cidade, pois nos três primeiros meses deste ano houve um crescimento de 69,56% de novas empresas, se comparado ao mesmo período do ano passado (Janeiro, Fevereiro e Março). Além do bom momento da agricultura, a nova administração pública trouxe mais segurança, o que acaba refletindo para que mais empresas abram suas portas no município, proporcionando assim vagas de emprego e movimentando ainda mais o comércio local.