IBGE realiza censo agropecuário em Boa Vista da Aparecida

Categoria: Administração Publicado: Quinta, 25 Janeiro 2018 Escrito por Camila Mazureck - SoftSul

Na próxima sexta-feira (26), haverá reunião para esclarecimento do trabalho e apresentação de dados preliminares

Os recenseadores do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) estão no interior do município de Boa Vista da Aparecida realizando a coleta de dados para o censo agropecuário, trabalho este que vem sendo realizado há alguns meses e está perto do fim.

Apenas as propriedades rurais estão sendo visitadas, pois, segundo Hiran Hurpia, coordenador da subárea do IBGE de Guaraniaçu - Pr, esta edição do censo é voltada exclusivamente para a produção agropecuária. “Por enquanto não será feito o censo demográfico na cidade, estamos passando somente nas propriedades agropecuárias. Aqui em Boa Vista da Aparecida o trabalho do censo está quase terminado, a coleta está quase em 90%, e queremos agradecer aos produtores rurais que receberam tão bem nossos recenseadores, agradecer porque estamos conseguindo terminar esse trabalho, está quase no fim, graças, principalmente, a ajuda da população que recebeu tão bem a gente”, agradece Hiran.

Devido ao trabalho ainda não concluído, alguns moradores do interior do município não receberam a visita dos recenseadores, mas devem recebê-los nos próximos dias. Após o término do trabalho, um telefone para contato será disponibilizado para que aqueles que não participaram do senso na área rural possam entrar em contato e informar dados.

O município precisa que todos sejam recenseados, porque isso reflete na realidade do município.
Para esclarecer o trabalho do IBGE em Boa Vista da Aparecida, tirar dúvidas e apresentar dados preliminares, haverá uma reunião na próxima sexta-feira (26) na Câmara de Vereadores, ás 14:00hr. Todos os munícipes estão convidados a comparecerem, principalmente os agricultores.

Hiran explica a importância da realização do censo agropecuário para o Brasil. “Sabemos que o Brasil é um país com a agricultura muito forte, que depende dessa agricultura, as melhores fases do país foram em anos que as safras foram boas em comparação ao resto do mundo, então, por isso, é importante essa informação, Boa Vista da Aparecida é um município que tem bastante participação na agricultura, boa parte da população mora na área rural, a maioria das atividades do município são voltadas à agropecuária, por isso o censo é tão importante, para que todos conheçam a realidade do interior do município e do Brasil, e também possa planejar as políticas públicas a respeito do setor”, destaca Hiran.