IBGE realiza reunião sobre o Censo Agro 2017 em Boa Vista da Aparecida

Categoria: Administração Publicado: Segunda, 29 Janeiro 2018 Escrito por Luana - SoftSul

Os dados finais serão divulgados em março, e só contam propriedades que produzem para venda ou consumo próprio.

A edição mais recente do Censo Agropecuário Brasileiro começou a ser realizada no dia 1 de outubro de 2017, e tem previsão de encerramento em março de 2018, em todo território nacional. No município de Boa Vista da Aparecida o trabalho vem sendo realizado de forma rápida, os dados foram coletados em 90% da área rural boavistense.

Passando de casa em casa, apenas no interior do município, os recenseadores realizam um questionário extenso e detalhado sobre a produção agropecuária, foco principal do Censo Agro.

O objetivo é coletar dados sobre estrutura, dinâmica e produção agrícola brasileira, resultando em melhores ações e investimentos por parte de políticas públicas.

Fazem parte do Censo Agro apenas propriedades produtoras, ou seja, nem tudo que está no meio rural conta, como, por exemplo, residências que são ocupadas apenas em períodos de férias e feriados e não possuem produção de nenhum tipo, seja para venda ou consumo próprio.

Em Boa Vista da Aparecida, faltam apenas a Linha Três Barrinhas e região de divisa com Capitão Leônidas Marques, portanto, com exceção dessas áreas que ainda não foram visitadas, quem não recebeu a visita de um recenseador deve comunicar a Agência do IBGE em Guaraniaçu, responsável pela região, através dos telefones (45) 3232-2179 ou (45) 9 9122 0692 (Izabela).

Quem tem dúvidas sobre o Censo ou o questionário também pode ligar nos telefones citados. O prazo do Censo vai até final de março, quanto antes comunicar os responsáveis, melhor, pois é necessário o mínimo de um mês para reabrir a visitação nas propriedades.

Izabela Moreschi, coordenadora do Censo Agropecuário de Boa Vista da Aparecida, Três Barras do Paraná e Catanduvas, define algumas características da produção agrícola da região. “Bastante gado leiteiro, temos algumas cidades com outras características como, por exemplo, Boa Vista da Aparecida, que produz bicho-da-seda, mas basicamente é gado leiteiro”.

Segundo Izabela, os dados preliminares da pesquisa ainda não podem ser divulgados. Para isso, haverá uma nova reunião em março, já com dados oficiais, mas no início do trabalho do IBGE foi divulgado que 1.034 propriedades seriam visitadas em Boa Vista da Aparecida.
Em caso de erro de dados o recenseador pode voltar à casa do produtor e refazer o questionário, pois tudo que é cadastrado no sistema é conferido por supervisores.

 

Áudio da matéria 


 


 

Acessos: 1139

Comentários - Facebook

Governo Municipal