PLANO DIRETOR: Assinada em Boa Vista portaria do IAP para liberar construções e investimentos nas margens do lago de Salto Caxias

Categoria: Administração Publicado: Sexta, 10 Novembro 2017 Escrito por Camila Mazureck - SoftSul

O dia 09 de novembro de 2017 ficará na história de Boa Vista e região do lago de Salto Caxias. Depois de anos e anos de trabalho, o tão sonhado plano diretor com nova portaria do IAP (Instituto Ambiental do Paraná) foi assinado em Boa Vista da Aparecida pelo presidente do IAP, Luiz Tarcisio Mossatto Pinto, acompanhado do chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni.

A assinatura do novo plano diretor vai propiciar mais investimentos nas margens do rio Iguaçu, lugares em que antes não poderiam receber infraestruturas, agora poderão, e loteamentos irregulares se tornarão legais, por isso, esta assinatura é considerada um divisor de águas.

O evento reuniu autoridades estaduais, empresários da região, proprietários de condomínios e loteamentos, autoridades regionais, prefeitos da região e contou com a presença dos deputados Estaduais, Paulo Litro e André Bueno.

O prefeito de Boa Vista da Aparecida, Leonir dos Santos, que é também presidente do Consórcio ProCaxias, abriu o evento agradecendo a presença de todos e falou do momento que é tão importante para o desenvolvimento da região. “Meu agradecimento especial Valdir Rossoni, não queira saber o quanto que nós de Boa Vista da Aparecida e da região esperava e sonhava por esse dia, meu agradecimento especial à você e ao Tarciso, esses dois homens de coragem, e ao Hélio do IAP de Cascavel, porque para fazer o que estão fazendo para a nossa região precisa ter pulso e ter coragem, meus agradecimentos eternos à vocês”, afirmou Leonir dos Santos.

Na sequência, o vice-presidente do ProCaxias e prefeito de Nova Prata do Iguaçu, Adroaldo Hoffelder , o Sassá fez seus agradecimentos. “Meus agradecimentos a esse momento, que vai dar condições de desenvolvimento do Oeste e Sudoeste, gerando emprego, renda, para nossas cidades que tanto precisam destes novos investidores para fazerem as nossas cidades serem reconhecidas, temos muita riqueza em nosso rio e que ainda podemos explorar, como é o caso da piscicultura e outras atividades que temos muito a explorar, obrigado por vocês mudarem de hoje em diante o desenvolvimento sustentável do Oeste do Sudoeste do Paraná aqui nas margens do nosso querido rio Iguaçu. Parabéns por isso que vocês estão fazendo, são novos tempos, com essa nova portaria, dando condições do desenvolvimento acontecer”, ressaltou o prefeito Sassá.

O presidente do IAP, Luiz Tarcisio Mossato Pinto, enfatizou a importância desta portaria para o desenvolvimento, e lembrou que agora os empresários terão que agir com muita responsabilidade. “Quero dizer dos desafios principalmente na área ambiental, precisamos conciliar algumas coisas: desenvolvimento do Estado, produção agrícola, conservação do meio ambiente, das nossas nascentes, dos nossos rios, das nossas matas, as vezes a gente apanha, mas eu não tenho preguiça de enfrentar o que é coisa boa para nosso Estado. Estou a sete anos a frente do IAP e quando sair, saio orgulhoso do que fizemos para nosso Estado. Se não fossem os licenciamentos ambientais, o Estado não teria desenvolvimento que tem hoje. Esta portaria que nós vamos assinar aqui hoje, ela trás a regulamentação do plano de uso e ocupação do entorno do reservatório de Salto Caxias, não quer dizer que a partir do momento que assinarmos esta portaria, está tudo liberado. Muito pelo contrário, aí vem a responsabilidade de vocês, é saber utilizar o reservatório como um bem maior tendo um turismo descente, a partir do momento que se contaminar o reservatório, acaba o turismo da região”, ressalto o presidente do IAP.

O Chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni, com muito bom humor enfatizou que está cumprindo um compromisso feito a um ano e meio atrás e contou também das dificuldades que passa como empresário e gerador de emprego. “Nós assumimos um compromisso praticamente impossível mediante as leis, mediante as superações que teria que fazer o IAP do Paraná, acreditamos na competência do IAP assumimos o compromisso e hoje, um ano e meio depois, estamos aqui para dizer a essa região, nós viemos trazer assinatura de um compromisso que assumimos. Meu caro Tarcisio, a gente vive a angustia dentro do governo, como a burocracia nos consome. Eu também sou empresário, eu gero 250 empregos e passo angustia das leis que temos que cumprir, eu sou avesso a muita regulamentação. Quem faz este Brasil caminhar, somos nós que fazemos e geramos empregos e os agricultores”, afirmou Valdir Rossoni.

Depois da solenidade de assinatura da nova portaria do IAP, o prefeito Leonir dos Santos deu um presente para Valdir Rossoni e Tarcisio Mossato Pinto, uma cesta com produtos coloniais produzidos em Boa Vista da Aparecida. Na sequência foi servido a janta aos presentes.