Com as obras iniciadas e entregues nesse ano, os moradores da comunidade comemoram após quase quatro anos sem a ponte e “isolados”.
A ponte sobre o Rio Andrada, que liga os municípios de Boa Vista da Aparecida e Santa Lúcia, foi inaugurada na manhã desta sexta-feira (08).
Uma parceria entre os dois municípios, com recursos do Governo do Estado, mas gerida por Santa Lúcia, possibilitou, novamente, a importante ligação entre a comunidade boavistense Linha Esperança, e a comunidade santa-luciense Linha Bastiani.
Há três anos e meio, os moradores de ambas as comunidades ficaram praticamente isolados após a forte enchente de 2014 que derrubou a ponte. Famílias se visitavam com menos frequência por causa da distância que tinham que fazer dando a volta pela cidade. Agora, com a ponte já inaugurada, o problema foi resolvido.
Alice Francisca dos Santos, moradora da Linha Esperança, sofreu com a queda da ponte, mas hoje comemora a inauguração da obra. “Isso aí é o maior orgulho para nós, uma coisa que esperamos por tanto tempo e agora chegou a hora de inaugurarmos ela”. Alice também elogia o trabalho realizado pelo prefeito Leonir, que além da parceria na construção da ponte, também recuperou a estrada prejudicada na enxurrada de 2014. “Agora nós estamos 100% aqui. A estrada que estava fechada ele abriu, e com a ponte agora só temos que agradecer”, destaca ela.
O prefeito de Boa Vista da Aparecida, Leonir dos Santos, ficou orgulhoso com a obra já pronta. “É um motivo de orgulho, estamos encerrando o ano com chave de ouro porque era uma obra que nós esperávamos, quero agradecer ao prefeito Renato, de Santa Lúcia, enfim, a comunidade de Santa Lúcia, que se empenhou muito para que essa obra acontecesse, e nós, a nossa equipe também. Essa comunidade, quando a gente pegou, estava realmente isolada do município devido a grande enchente que aconteceu em 2014, levou ponte, levou tudo, e a comunidade ficou aqui também sem estrada. Uma das primeiras obras que pegamos, não pelo tamanho, mas pela necessidade da população, foi essa estrada, e agora estamos concluindo a ponte”, afirma Leonir. O prefeito ainda agradeceu aos funcionários que trabalham em sua gestão e aos vereadores que o acompanharam e apoiaram, pois, segundo ele, essa é uma das obras mais importantes de sua gestão.
Angélica Ribeiro Gomes, moradora da Linha Esperança há quatro anos, lamentou o tempo que ficaram isolados, mas hoje ela agradece e elogia a obra. “Eu acho importante, maravilhoso, não tem explicação, é uma felicidade imensa. Foi bom, foi uma coisa que ninguém acreditava, ninguém achava que ia acontecer isso, que ia sair. Nós estávamos num sofrimento que ninguém imagina”, conta Angélica.
O prefeito de Santa Lúcia, Renato Tonidandel, se preocupou com a falta da ponte durante todos esses anos, e hoje também se orgulha por atender as necessidades das comunidades. “A gente sabe que é um anseio de todos os moradores, principalmente da Linha Esperança e da Linha Bastiani, pela integração dos municípios. Por morarem há muito tempo aqui, existe parentesco dos dois lados, que usam a ponte, e principalmente para escoar produtos, para ir a Cascavel, olha a praticidade que é saírem por essa ponte para chegar até Santa Lúcia. O ex-prefeito correu atrás na época e conseguiu recurso através do Deputado Meurer, e nós damos uma sequencia muito grande, também para que a gente pudesse encerrar com todos os entraves, e conseguimos fazer com que essa obra grandiosa se tornasse uma realidade para o povo de Santa Lúcia. É um orgulho para mim e tenho certeza de que é um grande orgulho também para o Leonir, mas, principalmente, é um engrandecimento para as duas comunidades daqui que vão ser atendidas, e o povo que precisa dela estará satisfeito”, destaca Renato.
Valério Fernandes, presidente da Câmara de Vereadores de Boa Vista da Aparecida, parabeniza a realização da construção da ponte. “Quero parabenizar os dois prefeitos, o Renato e o Leonir, por esse trabalho muito bonito, brilhante, que estão fazendo não só para a comunidade, mas sim para toda a região, e as pessoas não precisam fazer um absurdo de uma volta para chegar até a comarca de Capitão Leônidas Marques. Para nós é uma grande satisfação, são duas conquistas que conseguimos nessa linha, que foi a estrada, e hoje com a ponte estamos realizados”, finaliza o presidente da Câmara.
Áudio da matéria