Prefeito de Boa Vista da Aparecida participa de evento que marcou despedida de Vianna da presidência da Itaipu

Categoria: Administração Publicado: Quinta, 05 Abril 2018 Escrito por Luana - SoftSul

Na ocasião, Leonir assinou o acordo para construção de 20 casas populares

No último ato oficial do diretor-geral brasileiro, Luiz Fernando Leone Vianna, a Itaipu Binacional anunciou, nesta quarta-feira (4), em Foz do Iguaçu (PR), o investimento de mais R$ 80 milhões em um pacote de ações e programas voltados para a região Oeste do Paraná. Somando aos recursos anunciados no fim de 2017, o aporte financeiro da Itaipu na região, para os próximos três anos, chegam a quase R$ 400 milhões.

A cerimônia teve a participação do presidente da Copel, Antonio Sergio Guetter; do diretor superintendente do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), Ramiro Wahrhaftig; do presidente da Associação dos Municípios do Paraná (Amop) e prefeito de Maripá, Anderson Bento Maria, Presidente do Cisop (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste do Paraná) e prefeito de Boa Vista da Aparecida, Leonir Antunes dos Santos – entre outras autoridades, como prefeitos da região, secretários municipais e diretores da Itaipu.

Foram assinados acordos nas áreas de mobilidade elétrica, infraestrutura, energias renováveis, adequação de estradas, recuperação de parques, coleta seletiva, moradia popular e gestão por bacias hidrográficas, com prazo de até 36 meses para conclusão dos projetos.

O presidente da Amop, Anderson Bento Maria, e o ex-presidente da entidade Rineu Menoncin, Teixeirinha, prefeito de Matelândia, entregaram ao diretor-geral brasileiro uma placa agradecendo o apoio da Itaipu aos municípios da região. Na gestão de Vianna, o número de municípios com investimentos da empresa passou de 29 para 54.

A cerimônia também serviu para formalizar os compromissos para a construção de moradia popular em 16 municípios, entre eles Boa Vista da Aparecida. No total, serão construídas 320 casas (20 casas em cada município), com investimento previsto de R$ 10 milhões.

Leonir destaca a importância desta parceria entre a entidade e o município. “Desde o início da gestão começamos a buscar parcerias e investimentos para o nosso município, anunciamos estas 20 casas no fim do ano passado, e hoje estamos aqui formalizando esta parceria, acredito que nos próximos dias iremos começar a fazer a parte burocrática, nosso município é de extrema carência nesta parte da habitação, mas quero aqui agradecer o Vianna, que abriu as portas da Itaipu para esta parceria com os pequenos municípios, onde nós fazemos parte e hoje estamos aqui recebendo 20 casas para o nosso município, se tudo ocorrer bem entregaremos até o fim do ano", destacou Leonir.

Para Leonir, esta parceria entre a Itaipu e os pequenos municípios é importante, pois irá ajudar para o desenvolvimento de toda a região. “É uma parceria muito importante, onde a Itaipu abriu projetos para os pequenos municípios, iremos realizar muitos calçamentos, readequação de estradas como estamos iniciando na Linha Formigheri,

Associação dos Catadores de Papéis, enfim, vários convênios, uns já assinamos, outros iremos assinar, em parceria entre Boa Vista da Aparecida e Itaipu, enfim, quero agradecer mais uma vez a Equipe da Itaipu, que fez esta parceria, eu tenho certeza que até o fim da nossa gestão iremos entregar muitas obras para a nossa população", completou o prefeito.