Prefeito de Boa Vista e empresários cobram agilidade do D.E.R. na PR 180

Categoria: Administração Publicado: Terça, 22 Julho 2014 Escrito por SoftSul - Admin

O prefeito de Boa Vista da Aparecida Dr. Wolnei esteve segunda-feira (21) na sede do DER em Cascavel acompanhado de alguns empresários de diversos segmentos comerciais do município. Na ocasião a conversa com o superintendente do DER (Departamento de Estradas e Rodagem) Nelson Farhat, disse que os problemas da interdição da PR 180 e dos desvios que provisoriamente fazem a ligação entre a rodovia e a cidade estão recebendo adequações para o tráfego: “foi muito oportuno, onde o prefeito Wolnei junto com representantes do comércio, onde pudemos passar a eles, como está sendo feito o processo para que a PR 180 seja recuperada. Eles estavam um pouco apreensivos, e com razão, porque há a necessidade de urgência, nós sabemos disso, mas tem a necessidade de alguns trâmites mesmo em caráter emergencial” .

Questionado sobre a situação dos desvios o superintendente afirmou que a manutenção está sendo feita: “nossos equipamentos ficarão dando manutenção ao desvio, e também temos a ideia de quando iniciar a obra, já vemos a condição de que exista uma passagem emergencialmente na PR 180, mas isto será estudado,” ressalta Nelson Farhat.  Já na manha de hoje, o gerente de operações do DER esteve no gabinete da prefeitura em reunião como o prefeito Dr. Wolnei, e comprometeu-se a entregar o desvio via linha São Cristóvão já para este final de semana, salvo, se as chuvas que estão previstas para amanhã e quinta-feira alcançarem um volume fora do normal: “O DER do Paraná esta fazendo o desvio dentro das condições de segurança e que deve ser entregue a partir deste final de semana, se assim as condições atmosféricas nos permitirem; também como fruto da conversa de ontem vamos dar uma melhorada no acesso a PR 484 para que haja mais segurança”.

De acordo com o engenheiro do DER a interdição da PR 180 se deu pelo motivo da gravidade da rachadura no trecho da rodovia, o que coloca em risco a vida dos usuários: “Houve uma ruptura no aterro da rodovia ocasionada pelo regime de chuvas anormal naqueles dias, e como não sabíamos da profundidade de onde houve esta ruptura, todos os estudos e esforços para recuperar esta rodovia”. Ainda na manhã de hoje o prefeito DR. Wolnei foi questionado sobre o resultado do encontro com o superintendente do DER na tarde de segunda-feira (21), e falou ainda sobre melhorias no desvio via linha pinheirinho, como a sinalização adequada e a construção de uma área de escape junto a rodovia PR 484. “ontem nós estivemos lá no DER e vimos a necessidade de melhor sinalização,porque a saída pelo desvio na PR 484 é uma saída muito perigosa e nós pedimos mais placas de sinalização e também um acostamento para que os veículos saiam da pista para entrar no desvio, porque vimos que este local é muito perigoso”.

Diante de tudo isso, a conclusão é de que todas as reivindicações, cobranças e mesmo apelos que o prefeito Dr. Wolnei fez publicamente em diversos veículos de comunicação surtiu efeito favorável: o anúncio de que o trecho interditado, será refeito ainda este ano; contrariando até mesmo, o que alguns veículos de comunicação afirmaram: que este ano, nada será feito na rodovia.