Prefeitura de Boa Vista da Aparecida e Itaipu Binacional firmam convênio

Categoria: Administração Publicado: Quinta, 05 Outubro 2017 Escrito por Camila Zub - SoftSul

A parceria vai beneficiar regiões do interior, melhorando as condições de produção do pequeno agricultor

Estiveram reunidos na prefeitura de Boa Vista da Aparecida os gestores de bacias hidrográficas da Itaipú Binacional, Edson Poier e Rosana Paitch, com o prefeito Leonir dos Santos, a engenheira ambiental Rafaela Ganzala, o técnico agrícola Jefferson Rigatti e o diretor de agricultura Vilmar Cracco. O objetivo do encontro é firmar uma grande parceria entre Itaipu Binacional e Prefeitura de Boa Vista da Aparecida.

Segundo Edson Poier, a nova diretoria da Itaipu está propondo um trabalho nos municípios pertencentes a Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná), e a proposta realizada para o município de Boa Vista da Aparecida teve grande aceitação.

O município já foi dividido, por profissionais da Itaipu, em dezenas de micro bacias que serão analisadas junto com profissionais da cidade, para que possam verificar quais são as áreas rurais que mais precisam da interferência do trabalho da Itaipu, que compreende melhorar a condição das estradas, cascalhamento ou calçamento, conservação de solo, apoio para construção de rede de água potável se a comunidade escolhida não tiver, entre outras atividades.

Edson Poier explica que não serão beneficiadas todas as áreas do município, e sim, apenas aquelas que realmente necessitarem das atividades propostas pelo convênio. “Nós não vamos abranger todo o município, nós vamos trabalhar com uma comunidade, nós vamos restringir uma pequena área, aonde a intenção é proteção de nascente para que o agricultor possa ter água de qualidade para usos pecuários, como suinocultura, avicultura, gado de leite, enfim, uma série de atividades que venham ao encontro da pequena propriedade rural”, afirma Edson.

A escolha da área de atuação das equipes da Itaipu e da Prefeitura Municipal será realizada pelo governo municipal, levando em conta critérios essenciais como a comunidade que mais tem passivos ambientais, que mais necessita de trabalhos e que tenha as mais difíceis condições de escoamento e produção.
Edson Poier ainda comenta outros possíveis trabalhos a serem realizados no município. “Além de trabalharmos o meio rural, também é possível trabalhar a coleta seletiva do lixo, entre outras atividades, como a associação de catadores, a triagem e reciclagem do lixo urbano”, complementa ele.

O prefeito Leonir dos Santos comemora a parceria e tenta outros convênios para a cidade. “Estamos tentando um convênio para fazer calçamento aqui na cidade, no perímetro urbano também. Boa Vista da Aparecida foi agraciada de imediato, então estamos muito felizes. Hoje estamos sentados aqui com a equipe para traçar algumas metas, por micro bacias, por região do município, onde iremos fazer readequação de estradas e cascalhamento. O calçamento eu sempre defendi porque, além de gerar emprego e renda, aonde faz calçamento não precisa mais de patrola, então vamos trabalhar muito em cima das serras do interior”, destaca Leonir.