Programa Educação Financeira é implantado em escola de Boa Vista da Aparecida

Categoria: Administração Publicado: Sexta, 11 Maio 2018 Escrito por Luana - SoftSul

O tema, que poderá ser obrigatório na rede municipal de ensino em 2019, já está sendo adiantado na Escola Municipal Boa Vista

Na noite desta quinta-feira (10) aconteceu a palestra “Equilíbrio Financeiro – Quem não gostaria de ter uma vida financeira equilibrada?” em Boa Vista da Aparecida, que foi ministrada pelo palestrante e empresário Altemir Carlos Farinhas, em uma parceria entre Secretaria Municipal de Educação, Itaipu Binacional e PTI (Parque Tecnológico da Itaipu).

A palestra foi o marco de abertura do “Programa Educação Financeira – O valor do amanhã”, que é financiado pela Itaipu e operacionalizado pelo PTI. Esse programa é disponibilizado de forma gratuita e foi aberto aos 54 municípios da Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná), Boa Vista da Aparecida aderiu ao programa, a primeira escola municipal a recebê-lo foi a Escola Boa Vista.

Ainda durante a tarde do dia 10, o palestrante Altemir e o técnico do Programa, Alexandre Scherer, juntamente com a equipe da Secretaria Municipal de Educação, visitaram a Escola Municipal Boa Vista para realizar a entrega do material didático aos alunos e equipe pedagógica. Os professores já receberam a capacitação sobre Educação Financeira para trabalhar o tema com os alunos. Segundo a Secretaria de Educação, o programa está sendo aplicado somente em uma escola do município porque é um projeto piloto em Boa Vista da Aparecida.

Altemir explica que o objetivo do programa não é atingir somente os alunos, mas também os pais, pois as crianças recebem o ensino na escola e os pais participam das palestras. “A proposta do programa é que a família melhore, e se eu tenho uma família financeiramente saudável, eu tenho uma cidade, um estado e um país financeiramente saudável. Mas se uma pessoa quebra financeiramente, eu posso quebrar uma família, uma cidade, um estado e um país. A Educação Financeira vem realmente combater o endividamento”, afirma Altemir.

Alexandre Scherer, técnico do programa, fala que essa capacitação dos profissionais da educação e implantação do programa é um adiantamento às ações futuras. “Ano que vem a Educação Financeira vai fazer parte da grade curricular, então todos os municípios do Brasil vão ter que aderir a esse plano de educação com a Educação Financeira junto às escolas municipais, e a Itaipu e os municípios daqui já estão se adiantando e implantando a Educação Financeira nas escolas. Estamos notando um efeito bem grande nos municípios onde o programa tem continuidade”, explica.

Para o palestrante da noite, o investimento feito pela Itaipu só traz benefícios. “Vocês estão na vanguarda, se falarmos em nível de Brasil, nós estamos à frente de muitos municípios e, se falarmos em região Oeste, municípios grandes como Medianeira e Toledo não têm Educação Financeira, e vocês já tem”, destaca Altemir.

A palestra ocorreu de forma dinâmica, participativa e descontraída. O conteúdo foi aplicado com muito humor, brincadeiras e realização de dinâmicas. O convite foi estendido a toda população, comércio, escolas e pais de alunos.

Jussara Freitas dos Santos, comerciante, parabeniza as equipes realizadoras pela parceria. “Primeiramente eu quero parabenizar o prefeito Leonir dos Santos que, juntamente com a Secretaria de Educação, nos deu essa oportunidade de aprender e ampliar nossa visão em relação ao tema exposto. O assunto foi abordado de uma forma clara, dando aos ouvintes a facilidade de absorver muitas informações. O meu desejo é que tenhamos cada vez mais oportunidades como esta e que cada um se disponha a colocar em prática cada dica e cada exemplo que foi dado”, comenta Jussara.

A Secretária de Educação Rosilange Daros agradece a parceria e afirma que não serão medidos esforços para fortalecer esses vínculos e disseminar os conteúdos do Programa.

Outras palestras serão realizadas no município em prol da implantação do “Programa Educação Financeira – O valor do amanhã”. Segundo Altemir, a próxima palestra contará com uma equipe de atores, que simularão o Show do Milhão com o apresentador Silvio Santos. A dinâmica será diferente, com teor humorístico e participação da plateia, que ganhará prêmios por cada acerto às perguntas realizadas. “O interessante é a pessoa rir e depois o consultor explicar se acertou ou não, então, com muito bom humor as pessoas vão receber um ótimo conteúdo de Educação Financeira”, conta o palestrante. A previsão desta palestra é para julho.