Reunião do Bolsa Família em Boa Vista da Aparecida acontece dia 28 no Clube Veteranos

Categoria: Administração Publicado: Quinta, 23 Março 2017 Escrito por Camila Mazureck - SoftSul

São esperadas mais de 712 famílias que estão cadastradas no programa

No próximo dia 28 de Março, nas dependências do Clube Veteranos ira acontecer uma reunião com os beneficiários do programa Bolsa Família, a reunião esta programa para acontecer as 14hrs, e tem como objetivo realizar um acompanhamento das famílias dos beneficiários, pois o programa não visa somente a garantia de renda,  mas também a inclusão produtiva e o acesso a serviços públicos.

Assuntos referentes ao Cadastro Único, Programa Bolsa Família, benefícios, condicionalidades, cursos que estão sendo oferecidos para as famílias beneficiárias do PBF serão amplamente discutidos.

A reunião espera a presença de todas as famílias cadastradas para que possam esclarecer dúvidas quanto aos assuntos abordados.

Bolsa Família

O Bolsa Família possui mecanismos de controle para manter o foco nas famílias que vivem em condição de pobreza e de extrema pobreza. Por isso, periodicamente saem famílias do programa, principalmente porque não atualizaram as informações cadastrais ou porque melhoraram de renda, não se adequando mais ao perfil para receber o benefício. 

 O descumprimento dos compromissos nas áreas de educação e de saúde também pode levar ao cancelamento do benefício. Mas isso é apenas em último caso, pois o objetivo das condicionalidades é reforçar o acesso das famílias mais pobres a direitos sociais. 

 O programa também tem instrumentos para dar segurança aos beneficiários. Quando a renda sobe para até meio salário mínimo por pessoa, as famílias podem ficar mais dois anos no Bolsa Família, desde que atualizem voluntariamente as informações no Cadastro Único. Esta é a chamada Regra de Permanência. 

 Há ainda a possibilidade de as famílias saírem por conta própria. Para tanto, elas precisam ir ao setor do Bolsa e do Cadastro Único no município e solicitar o desligamento voluntário. Nesses casos, a família conta com o Retorno Garantido: num prazo de 36 meses após o desligamento e caso se enquadre novamente nos critérios do programa, poderá voltar a receber Bolsa Família sem passar por novo processo de seleção.

 


 Baixe o áudio desta matéria clicando aqui.


 

Acessos: 1260

Comentários - Facebook

Governo Municipal