O consórcio público dos municípios do ProCaxias realizou na última sexta-feira, dia 20, reunião em Boa Vista da Aparecida com a participação dos nove prefeitos e representantes. De acordo com o presidente do consórcio, prefeito de Nova Parata do Iguaçu, Adroaldo Hoffelder Sassá, um dos assuntos da assembleia foi o relacionamento da Copel com os municípios.
"Desde que assumimos a função de estar a frente do consórcio, sempre estreitamos a nossa fala com a Copel, já tivemos contatos com alguns diretores, e o ProCaxias é um consórcio exemplar no Paraná que surgiu ainda na construção da usina de Salto Caxias Governador José Richa. Então precisamos levar alguns aos município lindeiros, os quais se agravaram. Nesta última semana recebemos a visita de companheiros que prestam serviços a Copel, dizendo que provavelmente, não seria relicitado este trabalho. Fato este que muito nos preocupa", afirma Adroaldo.
Segundo o prefeito de Capitão Leônidas Marques, falta investimentos por parte da Copel. "A Copel na região de Salto Caxias vem deixando a desejar, não tem nenhum investimento que nós tenhamos conhecimento em relação a preservação do próprio lago, e são os municípios estão arcando com isso. Não há pela Copel investimento ou projetos para ajudar os municípios na proteção do solo para que não haja assoreamento do lago de Salto Caxias e este prejuízo serão da própria Copel no futuro", enfatiza Ivar Barea.
Para o prefeito anfitrião do encontro, Wolnei Savaris, os compromissos que a Copel firmou a 15 ou 16 anos atrás não estão sendo cumpridos. "Os compromisso não estão nem 30% cumprido. Nesta semana recebemos a visita de uma empresa terceirizada da Copel que já está trabalhando a sete ou oito anos, e que não vai mais prestar serviços porque não tem recursos financeiros para pagar esses compromissos de reflorestamento. O lago com peixes nativos na época a Copel firmou compromisso de ter laboratórios de piscicultura com experimentos de peixes nativos para ser o repovoamento e não fez, enfim uma série de ações que estão documentadas e que a Copel não realizou", ressalta o prefeito de Boa Vista da Aparecida.