Reunião esclarece duvidas de mutuários de Boa Vista da Aparecida

Categoria: Administração Publicado: Sexta, 17 Novembro 2017 Escrito por Camila Mazureck - SoftSul

Os conjuntos habitacionais Santa Rita e Santa Bárbara II deverão passar por um novo cadastro

Na noite desta quinta-feira, 16, aconteceu na Câmara de Vereadores uma reunião com mutuários dos conjuntos habitacionais Santa Rita e Santa Bárbara II, estavam presentes o prefeito Leonir dos Santos, os vereadores Renato Cherniak e Cesar de Bona, gerente geral da Caixa Econômica Federal de Capitão Leônidas Marques, Ademar João Zanatta e a responsável pelo setor de habitação municipal Luciene Signoriri. O encontro teve como objetivo, esclarecer duvidas sobre a nova regra e determinação imposta pelo Ministério das Cidades junto a Caixa Econômica Federal.

As principais mudanças foram na forma de contratação do financiamento com novos valores, subsídios, entre outros fatores, mas, porém um novo projeto de casa, maior e com toda a infraestrutura pronta, como pavimentação definitiva (asfalto ou calçamento), rede de água, luz e calçadas, antes a instituição financeira não cobrava esta contrapartida do município, o que mudou no fim do ano passado como destacou Zanatta. “O Ministério das Cidades regulamentou algumas situações que estavam em aberto, por exemplo: Qual o tipo de pavimentação? Caso a prefeitura optasse por deixar uma rua de chão, poderia, o mutuário iria passar no barro a gente brinca, com esta mudança fica regulamentado, tem que ter uma pavimentação definitiva, acaba sendo uma infraestrutura maior”, destacou o gerente da Caixa.

Sobre o tamanho da casa, Zanatta explica que com esta regulamentação, o valor do financiamento aumentou, porém o tamanho da casa também. “Não tinha uma regulamentação quanto ao tamanho da casa ou o valor que iria ser cada casa, agora não, existe um valor mínimo que você deve empregar no financiamento, com isso a exigência de um tamanho maior, ou seja, já que o mutuário tem um valor maior a ser empregado a casa acaba ficando com mais qualidade e maior, “explicou Zanatta.

O Prefeito Leonir dos Santos, auxiliado pelo departamento jurídico e pelo setor de habitação, afirmou o compromisso de manter os mesmos mutuários e caso alguém não se enquadrar nestes novos requisitos da Caixa ou desistir do projeto, será chamado o próximo da lista de espera. “Fiz um compromisso com todos os mutuários de dar prioridade a estas pessoas, que inclusive já fizeram algum investimento, depois, caso algum deles não se enquadrarem nesta nova regra, abriremos para outras pessoas”, destacou o prefeito.

Leonir ainda explicou que logo que ficou sabendo, em meados de fevereiro, foi diversas vezes a Brasília para tentar reverter este quadro, porém a mudança foi em todo o País. “Nós quando entramos na administração, lutamos como toda a equipe para que não houvesse mudança, fomos a Brasília por diversas vezes, porem não existe mais projetos com casas menores de 50m² para este tipo de financiamento, fizemos de tudo, inclusive já licitamos o calçamento para este novo projeto conforme a Caixa nos exigiu, mais infelizmente é uma nova regra a nível federal e não tivemos o que fazer, será um novo valor, mas a casa maior que antes,“ disse Leonir.

Leonir fez um pedido especial para o gerente da Caixa Econômica, que deixasse este novo projeto com prioridade máxima para que estas casas saiam o mais rápido possível, o que Zanatta confirmou. “Assumimos um compromisso com o Prefeito Leonir, que assim que estiver tudo regulamentado, as casas terão prioridade zero dentro da agência, cada caso será avaliado com esta prioridade, para agilizar o quanto antes esta demanda,” destacou Zanatta.