Secretaria de Educação de Boa Vista da Aparecida compra mais de 400 livros lúdicos

Categoria: Administração Publicado: Terça, 27 Março 2018 Escrito por Luana - SoftSul

O material, totalmente interativo, é destinado à Educação Infantil; também foram adquiridos lençóis, colchonetes e pratos para os pequenos.

Os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) e Escolas Municipais de Boa Vista da Aparecida foram contemplados com inúmeros livros lúdicos para serem trabalhados em sala de aula.

A compra de uma coletânea de livros totalmente interativos e que abrangem a faixa etária de 1 a 6 anos foi realizada pela Administração Municipal através da Secretaria Municipal de Educação, que atendeu a primeira meta do Plano Municipal de Educação (PME), como explica a Secretária de Educação, Rosilange Daros.

“A Secretaria Municipal de Educação está preocupada com a qualidade do desenvolvimento das crianças já na Educação Infantil, e busca incentivar, orientar e proporcionar momentos de descontração, leitura, momentos de atividades lúdicas, para que as crianças consigam se desenvolver de maneira prazerosa e significativa.

Esse material foi adquirido para garantir que o trabalho dos professores seja efetivado como compromisso de cumprir uma das metas do PME, a meta nº 1, que é a melhoria da qualidade na Educação Infantil, proporcionando a compra de materiais lúdicos, pedagógicos, livros, brinquedos, e na compra desse material nós tivemos total apoio da administração”, explica ela.

Rosilange explica que, ao todo, a coletânea é composta por mais de 400 peças, que variam entre livros em 3D, livros acolchoados, livros que podem ser molhados, livros de tecido, livros que acompanham itens para contação de história, livros que podem ser montados, entre outros, todos lúdicos e interativos, como se fossem brinquedos.

“O material é composto por mais de 400 peças que perpassará por todas as escolas, será dividido em caixas e num determinado período, de 20 a 30 dias, as caixas farão o rodízio entre as escolas, de forma que todos tenham acesso a todo o material”, comenta a secretária.

Segundo a equipe pedagógica da Educação, a coletânea vem para complementar o aprendizado dos pequenos, já que nesta fase, as crianças aprendem melhor brincando e interagindo com o material didático. A coordenadora da Educação Infantil, Jocélia Zatta, explica que, além disso, o material é um incentivo à prática da leitura e auxilia na interpretação de texto, itens fundamentais para um melhor aprendizado no presente e no futuro, quando as crianças começarem a escrever.

“Como trabalhamos muito nas escolas a importância da leitura para a aprendizagem dos alunos, esses livros de literatura em geral são de fundamental importância na formação do indivíduo, pois é no hábito da leitura e da infância que vai ajudar a despertar na criança a imaginação, as emoções, os sentimentos, de forma prazerosa e significativa, além também de contribuir na aprendizagem e no desenvolvimento da linguagem, tanto verbal quanto escrita, então, pensando nisso, nos nossos alunos e no desenvolvimento dessas crianças, a Secretaria Municipal de Educação adquiriu este maravilhoso material, que será disponibilizado para todas as escolas, para os CMEIs, e de forma itinerante, e vai contribuir ainda mais no processo de alfabetização e desenvolvimento social das nossas crianças”, destaca ela.

Para os menores, as histórias serão contadas pelos professores, e para os mais velhos, as próprias crianças poderão ler os livros em sala de aula. As experiências de contato com o material estimulam práticas de cuidados, expressão de sentimentos, aprendizado e interação.

Não foi só na área da leitura que a Educação Infantil do município recebeu investimentos. Além disso, a Administração Municipal juntamente com a Secretaria de Educação também realizaram a compra de pratos para as refeições das crianças, lençóis e colchonetes para o descanso dos pequenos, atingindo o valor total de R$ 8.300,00.

No mesmo dia da entrega oficial dos materiais, sexta-feira (23), os professores da Educação Infantil receberam mais uma capacitação através da Secretaria Municipal de Educação. Rosilange Daros deixa um agradecimento à Administração.

“Eu quero fazer um agradecimento ao prefeito que muito tem colaborado com as ações desenvolvidas pela Secretaria de Educação em todos os sentidos, tanto na aquisição de material quanto no incentivo à formação dos professores, que também fazem periodicamente essa formação para que a qualidade do ensino da Educação Infantil seja garantido, eficaz, prazeroso e significativo”, destaca ela.

O prefeito Leonir dos Santos esteve presente na entrega dos materiais, enalteceu os trabalhos da Secretaria de Educação e destacou os investimentos que vem sendo realizados neste setor. “É um momento de alegria para nós, um momento de satisfação, quero agradecer toda a equipe empenhada para que isso acontecesse.

É uma preocupação grande com a educação, pois se a educação vai bem, tudo vai bem. A educação sendo boa melhora também a saúde, e assim por diante. Estamos muito felizes e queremos agradecer a Deus pela oportunidade de estar aqui, podendo entregar esse material importante para as crianças do nosso município”, afirma o prefeito.

Acessos: 2085