Última etapa da campanha de vacinação contra a dengue começa nesta terça-feira (20)

Categoria: Administração Publicado: Terça, 20 Março 2018 Escrito por Luana - SoftSul

Em Boa Vista da Aparecida, o objetivo é imunizar 608 pessoas na 2ª e 3ª dose do esquema vacinal

Na tarde de sexta-feira (16), as equipes de saúde dos ACE (Agente de Controle de Endemias), ACS (Agente Comunitário de Saúde), enfermeiros e técnicos de Boa Vista da Aparecida estiveram em reunião com representantes da 10ª Regional de Saúde, na UBS (Unidade Básica de Saúde) José Carlos Henrichs.

O motivo da reunião foi a vacinação contra a dengue no Paraná, 3ª dose, onde discutiram-se objetivos da vacinação, manuseio do medicamento, foco da campanha e, principalmente, quem pode ser vacinado ou não.

A última campanha de vacinação contra a dengue nos 30 municípios com características endêmicas ocorre ente 20 de março e 28 de abril. No dia 20, terça-feira, em Boa Vista da Aparecida começa a vacinação no Centro de Saúde, na UBS José Carlos, escolas, empresas, ônibus de transporte da faculdade e dos trabalhadores.

Já o dia D, nesta vez acontecerá em dois sábados, dias 24 e 28 de março, onde a vacinação será realizada de forma intensiva.

Esta campanha tem como objetivo aplicar a 3ª dose da vacina, mas quem precisa receber a 2ª dose pode procurar a sala de vacinação ou a UBS José Carlos para imunizar-se. Para receber a vacina é necessário apresentar um documento de identificação e a carteira de vacinação.

Dejaime Souza, chefe da vigilância de saúde da 10ª Regional, explica que a imunização contra a dengue só é totalmente eficaz com o uso das três doses da vacina. “É extremamente importante que as pessoas recebam a terceira dose, o esquema de vacinação é de três doses, assim como outras vacinas, e se não tomar as três doses não está protegido. Algumas pessoas aqui em Boa Vista da Aparecida já tomaram as três doses, então não precisa mais tomar, outras tomaram apenas duas, essas precisam se vacinar e, ainda outras, que tomaram apenas uma dose, também devem se imunizar nesta campanha”, afirma ele.

O público-alvo da campanha são as pessoas que compreendem a faixa etária de 15 a 27 anos. Quem não deve receber a vacina são gestantes, mulheres que amamentam, mulheres que desconfiam estar grávidas ou que queiram engravidar num período próximo, pessoas com baixa imunidade (congênita/adquirida), pessoas com tratamento com corticoides em doses elevadas e prolongadas, pessoas em quimioterapia/radioterapia, pessoas com febre no momento da vacinação, portadores de HIV (aids), pessoas que receberam qualquer outra vacina até 30 dias antes da vacinação contra a dengue.

Dejaime fala da segurança da vacina. “A vacina é eficaz, ela teve seus trabalhos de pesquisa iniciados há 20 anos, é um laboratório que fornece outras vacinas, mas a questão é que é uma vacina nova, e isso é muito bom, várias doenças conseguimos controlar ou eliminar através de vacinação, por isso essa vacina contra a dengue é muito importante, a população de Boa Vista da Aparecida tem o privilégio de ter a vacina contra a dengue”, destaca Dejaime.

Nesta campanha será necessário vacinar 407 pessoas na 3ª dose e 201 na 2ª dose, totalizando 608 vacinados. Quem não tomou nenhuma dose da vacina não pode receber a mesma.

Ângela Pereira de Lima, enfermeira, explica que reações da vacina são comuns e devem ser notificadas. “As reações podem acontecer, como qualquer outra vacina, e caso aconteça me procurem no posto de saúde para notificar a reação. Essa campanha contra a dengue começou em 2016 e é necessário que faça as três doses para adquirir imunidade e a garantia da proteção”, afirma ela.

A enfermeira ainda agradece a gestão e todos os envolvidos na campanha contra a dengue. “Gostaria de agradecer todo o apoio que a gestão tem nos dado para o desenvolvimento desta campanha, desde 2017, agradecer a secretária de saúde, ao prefeito Leonir, que nos tem apoiado imensamente, também a equipe da 10ª Regional de Saúde que foi nossa parceira desde o início da campanha, pois foi graças a esse apoio que na primeira etapa estivemos em 1º lugar no Estado, com a maior cobertura da vacina, e nas outras etapas ficamos em 2º lugar. Isso demonstra o compromisso da gestão e também o compromisso da equipe dos vacinadores, dos ACS, dos ACE, motoristas e enfermeiros, que não medem esforços para que essa campanha tenha o melhor êxito”, destaca Angela.