Agosto Lilás: CRAS promove ação alusiva ao combate à violência contra a mulher

Categoria: Notícias Publicado: Sexta, 25 Agosto 2023 Escrito por Rafaela - SoftSul

Atividades em alusão ao Agosto Lilás na conscientização pelo fim da violência contra a mulher é realizado em de Boa Vista da Aparecida

A Prefeitura de Boa Vista da Aparecida, através da Secretaria de Assistência Social juntamente com a Coordenadoria do CRAS, realizou na tarde desta terça-feira (22), o encontro de famílias do Grupo do PAIF (Programa de Atendimento Integral da Família). A ação integra a campanha Agosto Lilás, mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher. A Psicóloga Leila Mara Kubiak e a Assistente Social Salete Leticia Matte, ambas técnicas de referência do Cras, realizaram uma dinâmica lúdica e divertida, com o “Quiz Fato ou Fake”, com o objetivo  de conscientização e da prevenção à violência contra a mulher.

A assistente social Salete Leticia Matte, agradeceu todas as famílias que prestigiaram o encontro e o aproveitamento que a maioria conseguiu absorver com a dinâmica aplicada. “Gostaria de agradecer a secretária de assistência social Elisane Mieczikowski por proporcionar o espaço e materiais para realizarmos estas atividades com o nosso público do PAIF, e agradecer em especial a todas as famílias que vieram participar deste encontro aqui no Cras, com certeza a maioria irá levar para seus lares uma mensagem de alerta e prevenção ao combate a violência contra a mulher, independente do tipo de violência em que sofra”, comentou Salete Leticia.

O mês de agosto foi escolhido para a campanha porque no dia 7 desse mês é lembrado o aniversário da Lei, que entrou em vigor em 2006. A legislação leva o nome de Maria da Penha Maia Fernandes, uma mulher que foi vítima de violência doméstica por parte do ex-marido e que se tornou um símbolo na luta contra a violência de gênero no Brasil. De acordo com o art. 5º da Lei Maria da Penha, violência doméstica e familiar contra a mulher é qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial.