Boa Vista da Aparecida implanta horta comunitária de plantas medicinais

Categoria: Agricultura Publicado: Segunda, 11 Novembro 2019 Escrito por Aline - SoftSul

As plantas medicinais são plantadas de acordo com nosso relógio biológico.

Em uma parceria da Itaipu Binacional, através do convênio Encontros e Caminhos, cerca de vinte pessoas, entre elas, colaboradores da Prefeitura Municipal de Boa Vista da Aparecida, representantes das pastorais Santa Rita, do Idoso e da Criança e voluntários, desenvolveram no espaço do CREAS uma horta de plantas medicinais em formato de relógio.

De acordo com a Engenheira Ambiental da Prefeitura Rafaela Ganzala, essa técnica é milenar, de um sistema baseado na medicina chinesa, onde cada órgão do corpo humano responde melhor em determinado horário, sendo assim a horta foi construída baseada nesse relógio e as plantas medicinais que correspondem a cada órgão, foram identificadas na sua hora correspondente, Jeferson Dalacosta foi o técnico responsável pela implantação dessa horta.

A horta era um sonho antigo das pastorais, as quais se prontificaram em ajudar na manutenção, devido o interesse na produção de pomada medicinal orgânica, que já produzem e distribuem gratuitamente para os necessitados.

A horta receberá mais plantas medicinais e toda a população pode visitar o espaço e aprender como funciona e o que pode ser replicado nos quintais de suas casas.

Mais uma oficina de montagem de uma cisterna está agendada para o dia 23 de dezembro, o objetivo será utilizar da água da chuva para regar as plantas dessa horta.

Os participantes ficaram orgulhosos por estarem prestando um serviço para a população de resgate de técnica do uso de tratamentos alternativos que vem sendo esquecido a cada geração.