Encontro com produtores rurais de Boa Vista da Aparecida foi realizado

Categoria: Agricultura Publicado: Quarta, 26 Junho 2019 Escrito por Aline - SoftSul

O evento foi promovido pela Emater com todo o apoio do Governo Municipal

Na tarde do último dia 19, a Emater, com apoio do Governo Municipal de Boa Vista da Aparecida, promoveu um encontro com produtores de grãos no Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

De acordo com a engenheira agrônoma Ricielly Eloyze Rosseto, o objetivo foi repassar dados sobre as técnicas de manejo integrado de pragas e doenças, realizados no município na última safra.

Os objetivos deste encontro foi repassar técnicas de manejo integrado de pragas e doenças, que são frutos de uma pesquisa que o Embrapa já faz alguns anos com os produtores, demonstrando que pode estar reduzindo o número de aplicações na lavoura de soja, com base nessas informações técnicas”, disse a engenheira agrônoma.

Segundo Ricielly Eloyze Rosseto o resultado, obtido com estas experiências, em duas propriedades locais, que foram disponibilizadas pelos agricultores, demostrou que foram satisfatórios. “Nós escolhemos duas propriedades pra gente estar realizando o manejo integrado de pragas e doenças, nessas duas propriedades eles acataram nossas recomendações, assim, conseguiram resultados satisfatórios, reduzindo o número de aplicações em 50%, comparado a safra passada”, explicou Ricielly.

Os dados apresentados aos participantes, demostraram que para o controle da ferrugem asiática e outras doenças da soja, nas áreas monitoradas pela Emater na região de Boa Vista da Aparecida, Corbélia e Três Barras do Paraná,  foram realizadas em média duas aplicações com fungicidas, com o primeiro tratamento feito aos 65 dias da emergência das plantas. Já o controle de insetos exigiu em média 1,43 aplicações, isso só depois dos 83 dias das emergências das plantas.

Onóbio Vicente Werner engenheiro técnico e coordenador regional de projetos da Emater, unidade Cascavel, comentou sobre os resultados das áreas monitoradas, para ele os resultados foram altamente favoráveis. “Na última safra, acompanhamos duas lavouras em Boa Vista da Aparecida e hoje nós viemos mostrar para a sociedade o retorno deste trabalho, os resultados foram altamente favoráveis aos agricultores que adotaram a tecnologia e isso para nós é muito gratificante”, disse o coordenador.

O prefeito Leonir dos Santos, participou do encontro e destacou sobre a importância da diminuição de agrotóxico em lavouras. “A Emater demostrou hoje, através de seus técnicos, as pesquisas aqui em Boa Vista da Aparecida, demostrando os resultados obtidos e com isso a melhora na qualidade de vida, menos veneno e mais qualidade de vida”, afirmou o prefeito.