Encontro sobre Piscicultura é realizada em Boa Vista da Aparecida

Categoria: Agricultura Publicado: Quinta, 26 Janeiro 2017 Escrito por Camila Mazureck - SoftSul

O Evento contou com a presença do Dr Diogenes Lemaisnski, coordenador de aquicultura em água do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Na noite da última quarta-feira (25), nas dependências da Câmara Municipal de Boa Vista da Aparecida, aconteceu um encontro com piscicultores dos municípios de Nova Prata do Iguaçu, Capitão Leônidas Marques, Três Barras do Paraná e Boa Vista da Aparecida.

O evento teve como objetivo, esclarecer aos produtores, duvidas sobre o aumento de produtividade, qualidade de alimentação e resultado, segundo Nilton Ishikawa, da empresa DBI, este é um trabalho para maximizar os resultados. "A Gente presta serviço e temos ferramentas com o objetivo de maximizar os resultados, ou seja, não queremos ensinar ninguém a produzir peixe, queremos ensinar a produzir mais com menor custo" afirmou Ishikawa representante da DBI.

Na apresentação do balanço dos trabalhos que tiveram seu início em agosto do ano passado, Ishikawa afirmou que foi muito bom e está atingindo o esperado, que é manter o mesmo custo fixo, porém com o produto final mais precoce e com uma qualidade melhor. "Esta dentro do que propomos e com o mesmo custo fixo, mas com um produto final mais precoce e uma qualidade muito melhor, o que gera a renda mais rápida para o produtor" destacou Ishikawa.

Logo após a apresentação deste primeiro balanço o Dr Diogenes Lemaisnski, coordenador de aquicultura em água do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), deu detalhes do potencial que a região do Paraná tem na produção de peixe, Lemaisnski comentou que a Usina de Salto Caxias que abrange nove municípios da região, tem potencial de sobra para produzir até 52 mil toneladas de peixe por ano. "Salto Caxias tem demonstrado bons resultados na produção de peixe e tem capacidade de produção de até 52 mil toneladas, mas é uma questão de um potencial que tem que ser aproveitado, com a organização da população, dos criadores, poder publico e iniciativa privada. Salto Caxias tem uma qualidade de água muito boa, basta uma boa organização para chegar a estes números apresentados aqui hoje", disse Lemaisnski.

Para o Coordenador do MAPA, em outras regiões do Brasil existem projetos que deram certo, para ele a região tem pessoas qualificadas e o principal, interessadas para a produção de peixes. " Existem projetos em outras regiões do Brasil que deram certo, o Lago de Salto Caxias tem qualidade de água e a região tem pessoas qualificadas e o principal interessadas" afirmou.

O Representante da APAB, Telmo Kottwitz, disse que o objetivo é mostrar a experiência de outros lugares do Brasil." Nosso objetivo é “clarear" o entendimento do pescado para os produtores, em torno ao lago Salto Caxias, existe um mito que poucas pessoas podem criar o peixe, o que nós precisamos são pessoas qualificadas e estes encontros são para buscar estas pessoas" finalizou Koottwitz.

O Lago de Salto Caxias produz hoje em torno de 900 toneladas por ano, segundo Telmo, a região esta 52 vezes atrás do que foi proposto. "Nós temos esta capacidade, e podemos exportar estes produtos para a China, África do Sul, Rússia, Estados Unidos e Canadá, a exemplo do que acontece hoje com o Camarão de água doce, que sai do Brasil com um preço super exorbitante" afirmou Telmo.