Produtores de leite de Boa Vista recebem assistência da Emater para melhorar e aumentar produção

Categoria: Agricultura Publicado: Terça, 18 Agosto 2015 Escrito por SoftSul - Admin

A EMATER de Boa Vista da Aparecida com a parceria com MDA ministério do desenvolvimento agrário vai desenvolver um trabalho técnico, voltado a qualificação dos produtores de leite. Visto que o município de Boa Vista tem se destacado na área de produção de leite.

A reunião que aconteceu no dia 31 de março e serviu para o direcionamento e esclarecimentos sobre o projeto. O coordenador regional da pecuária leiteira Carlos Roberto Strapasson explica que o objetivo é aumentar a produção e o rendimento da produção leiteira no município.

"É um trabalho que é feito pela EMATER com parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e a intenção é fazer com que a agropecuária leiteira se desenvolva  e tenha uma renda a mais em sua propriedade. Então a intenção é fazer com que esses agricultores recebam assistência técnica mais sistematizada e que esse agricultor participe de treinamentos, reuniões específicos a atividade leiteira", explica Strapasson.

O coordenador ressaltou que o projeto envolve 19 municípios da região que Boa Vista da Aparecida esta englobada e o intuito e de atender mais de 65 produtores em Boa Vista.

"É um projeto que envolve 19 municípios da região Oeste do Paraná e desses 19 municípios esta embutido também a cidade de Boa Vista da Aparecida, nós vamos atender neste primeiro momento 65 agricultores que produzem leite na propriedade rural, então esses irão ter acompanhamento bem direcionado, fazendo com que nosso técnico esteja lá presente dando as informações devidas", afirma Strapasson.

Alguns produtores participaram da reunião e o produtor Paulino Ruaro comenta sobre as expectativas. "Primeiramente o conhecimento técnico e a administração de como manusear os piquetes, o rebanho  das vacas, como fazer o manejo sanitário, controle das pragas como mastites  e pragas da pastagem, tudo isso é muito importante para o nosso conhecimento e melhoria do sistema que temos utilizado nas propriedades rurais", ressalta o produtor de leite.

O secretário da Agricultura de Boa Vista da Aparecida, Fioravante Antonelo, participou do evento. "A bacia leiteira de nosso município é muito importante, tanto para os produtores quanto ao comércio, quero frisar aqui diante da administração da agricultura que nós já viemos com essa parceria da EMATER e com o governo desse acompanhamento dos produtores das propriedades, melhorando a propriedade produtivamente para a qualidade de seu rebanho", ressalta Fioravante.

Serão realizadas reuniões nas comunidades com todos os produtores e com toda a família para eles acompanharem o que é viável a cada um para sua propriedade, e assim se prepararem para uma grande produção no futuro.