Programa trator solidário dá independência ao agricultor familiar boavistense

Categoria: Agricultura Publicado: Sexta, 01 Dezembro 2017 Escrito por Camila Zub - SoftSul

Independência e facilidade no pagamento vêm gerando bons resultados ao longo destes anos

Implantado pela Emater em Boa Vista da Aparecida há aproximadamente nove anos, o programa Trator Solidário tem gerado grandes benefícios ao agricultor familiar. Ao longo destes anos, foram repassados 12 tratores para os pequenos produtores boavistenses e os resultados são os melhores.

O maior benefício, segundo o contemplado pelo programa é a independência. “Eu acho ótimo, agora se eu preciso fazer o serviço é só fazer e ainda ajudo os vizinhos”, enfatiza o produtor de leite, Luiz Antonio Rodrigues de Jesus.

Através do programa trator solidário, Seu Luiz agora têm a independência que sempre sonhou e com facilidade no pagamento. Segundo ele, se precisasse desembolsar R$ 85 mil, que é o valor do trator, nunca iria conseguir comprar um. “Com este programa ficou mais fácil, se fosse para juntar o dinheiro eu não conseguiria, assim é fácil pagar e as parcelas são para quitação em 10 anos”, explica o produtor.

O programa motivou o produtor a ir mais fundo, acabou de adquirir também implementos agrícolas, como ensiladeira, conchinha, basculante, pé de pato e bomba de veneno. E agora além de cuidar da sua propriedade, também faz serviços para as propriedades vizinhas.

“O principal benefício é a independência, a maioria dos tratores vem para os produtores de leite que precisam de silagem. A silagem tem no máximo uma semana para ser feita, tem um ponto certo, se passou daquele ponto já perde muito e se faz adiantado perde a qualidade. A maioria dos beneficiários do trator solidário são produtores de leite que pensam na silagem, utilizam os equipamentos para silagem e outros serviços, eles acabam prestando serviço para outras pessoas e muitos aqui tem tirado o valor da prestação do trator somente em prestação de serviços”, explica o técnico da Emater, Édio de Oliveira.

De acordo com o técnico da Emater, os agricultores interessados devem procurar a Emater local. “Eles devem nos procurar, contar para nós a situação, se realmente precisa deste trator, tem critérios para se encaixar no programa, depois desta analise enviamos a pré proposta para o escritório regional, se nos encaminharem de volta é porque foi aprovado e encaminhamos o projeto para o banco”, ressalta Édio.

O técnico da Emater comemora os bons resultados do programa para os agricultores boavistenses. “Foi um programa muito bem planejado veio de encontro com a necessidade dos agricultores, o agricultor para tirar R$ 85 mil do bolso não teria condições, o governo do Estado através deste projeto passa esse trator para o agricultor que tem 10 anos para quitar. A maioria paga o trator com a prestação de serviço”, ressalta Édio de Oliveira.