Biometria é obrigatória para eleitores de Boa Vista da Aparecida

Categoria: Notícias Publicado: Quarta, 26 Junho 2019 Escrito por Aline - SoftSul

O eleitor deve ficar atendo pois quem não fizer a biometria terá o título cancelado, o que implica uma série de restrições na vida civil.

Os eleitores de Boa Vista da Aparecida estão sendo convocados para realizar o recadastramento biométrico obrigatório. A ação da Justiça Eleitoral visa deixar o sistema eleitoral mais seguro. Outras cidades da mesma comarca (Capitão Leônidas Marques e Santa Lucia) estão passando pelo mesmo processo. Boa Vista da Aparecida conta atualmente com 6.858 eleitores conforme dados de 2018. Desses, apenas 2.076 fizeram o recadastramento biométrico, atualizados no dia 24 de junho e equivale a 30,3% do eleitorado e vem preocupando a Justiça Eleitoral.

O prazo termina em 30 de agosto, mas a Justiça Eleitoral recomenda que o eleitor não deixe para a última hora, pois assim ele evita filas e outros transtornos. Quem não fizer a biometria terá o título cancelado, o que implica uma série de restrições na vida civil, tais como: obter carteira de identidade e passaporte, tomar posse em concurso público, renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial e receber salário de emprego público.

A Resolução TSE n° 23.440/2015 determina que deverão ser colhidas do eleitor, no momento da atualização dos dados, fotografia e assinatura digitalizadas. Por meio de leitor óptico, a Justiça Eleitoral deve adquirir também as impressões digitais dos dez dedos do eleitor, ressalvada alguma impossibilidade física.

Importância da biometria

O objetivo da biometria é tornar ainda mais segura a identificação do eleitor na hora de votar. O procedimento confirma a sua identidade, prevenindo tentativas de fraude, já que as digitais de cada indivíduo são únicas.

Transporte Gratuito

A Prefeitura Municipal de Boa Vista da Aparecida, está oferecendo transporte gratuito aos eleitores, os quais devem procurar a Secretaria de Educação e falar com Célia, será feito o agendamento e conferencia dos documentos, todo o processo é realizado no fórum eleitoral de Capitão Leônidas Marques.

Documentos necessários

É necessário levar documento oficial de identificação, comprovante de residência emitido nos últimos três meses em nome do eleitor e título eleitoral, se tiver. Homens, com idade entre 18 e 45 anos, que estiverem tirando o título pela primeira vez, também precisam apresentar o certificado de alistamento militar ou reservista.

Informações podem ser obtidas pelo telefone 45 – 3287 – 8300.