Boa Vista da Aparecida e Santa Lúcia participa da última etapa do Programa Liderança Cívica

Categoria: Notícias Publicado: Terça, 19 Março 2019 Escrito por SoftSul - Admin

O movimento de líderes cívicos já trouxe resultados de sucesso pelo Brasil

No ultimo dia 14 de março (quinta-feira) foi a última etapa do Programa Liderança Cívica sendo 4 (quatro) em Boa Vista da Aparecida e 2 (dois) Em Santa Lúcia e essa iniciativa, é promovida pelo PTI em parceria com o Sebrae e a Itaipu Binacional, tem como objetivo formar agentes transformadores em cidades que possuem baixos índices de liderança local.

Esta edição do programa foi dividida em seis módulos e contemplou representantes de instituições públicas, privadas e do terceiro setor. Os participantes foram divididos em cinco grupos intermunicipais, com a responsabilidade de apresentar projetos para solucionar problemas e promover o desenvolvimento regional. “É fundamental que os prefeitos tenham muitos ‘braços direitos’ para conversar e levantar temas importantes de um município”, explicou Elisangela Rosa, consultora do Sebrae/PR.

Durante a abertura das atividades, o diretor superintendente do PTI, Jorge Augusto Callado, destacou a relevância do trabalho que é desenvolvido por estes agentes e também colocou a estrutura do Parque à disposição dos municípios: “A ideia é sempre fornecer o nosso melhor em termos em serviço para que essas lideranças estejam cada vez em um processo de maturidade maior e possam reverter isso positivamente para os municípios”.

Vania Regina Ramos diretora da APAE de Boa Vista da Aparecida foi a responsável pela apresentação do projeto de integração entre o município de Boa Vista da Aparecida e Santa Lúcia, que é o resultado dos últimos dois módulos, onde os líderes desenvolvem a parte técnica oferecido pelo curso.

O movimento de líderes cívicos já resultou em casos de sucesso pelo Brasil. Um exemplo foi a transformação municipal na Serra da Canastra (MG), criada a partir da união dessas lideranças. Na terceira etapa, os participantes farão uma viagem para conhecer de forma presencial experiências de transformações municipais promovidas por estas lideranças.

Os quinze municípios representados nesta edição do Programa são Anahy, Iguatu, Braganey, Boa Vista da Aparecida, Santa Lucia, Lindoeste, Vera Cruz, Diamante do Oeste, Ramilândia, São Pedro do Iguaçu, Ouro Verde do Oeste, São José das Palmeiras, Formosa do Oeste, Iracema do Oeste e Jesuítas.