Boa Vista da Aparecida realiza a 12ª Conferência Municipal de Saúde

Categoria: Notícias Publicado: Terça, 21 Março 2023 Escrito por Rafaela - SoftSul

O evento ocorreu na Câmara de Vereadores na tarde desta última quarta-feira

As conferências municipais de saúde possuem o objetivo de avaliar a situação da saúde da população, a estrutura das redes de serviço e de atenção à saúde, os processos de trabalho da Secretaria de Saúde e formular diretrizes para a elaboração do Plano Municipal de Saúde. A etapa municipal da conferência é base para o planejamento ascendente no SUS.

Diante desta necessidade, o município de Boa Vista da Aparecida, através do Conselho Municipal de Saúde e da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na tarde desta última quarta-feira (15), a etapa municipal da conferência, que contou com representantes de vários segmentos sociais, além da população.

O encontro foi um momento para avaliar e contribuir para a formação da política de saúde no âmbito do município conforme os princípios e as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS). Também para referendar e empossar os membros do Conselho Municipal de Saúde 2023-2027.

Foram formados grupos representados pelos segmentos da sociedade, do Poder Legislativo e Executivo, moradores e representantes de associações municipais, e realizados debates e explanação sobre os eixos temáticos, os quais foram mediados pela psicóloga Juliana Zanotto.

Também foram eleitos os delegados e seus devidos suplentes que irão compor a nova diretoria do Conselho Municipal de Saúde e representar o município na etapa regional que ainda terá a data marcada.

Além disso, a técnica da 10ª Regional de Saúde, Maria Luiza da Silva, ministrou uma palestra abordando o tema central da conferência, “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia- Amanhã Vai Ser Outro Dia”.

O Secretário Municipal de Saúde de Boa Vista da Aparecida Rildo José Peloso, destaca a importância da participação da população na conferência. "A conferência é um espaço democrático onde é importante a participação da população usuários do SUS , para podermos construir melhor uma saúde pública, nas condições que possam atender melhor nossa população ", afirmou o secretário.