O treinamento faz parte do programa Escola mais Segura e contou com instruções teóricas e práticas
O município de Boa Vista da Aparecida realizou no último sábado (06), uma capacitação para servidores públicos ligados diretamente ao projeto Escola Mais Segura. O treinamento é uma das ações do projeto, e foi ministrado pelo capitão de reserva do exército, Juares Dias Gonçalves, e pelo segundo sargento do Corpo de Bombeiros, Nilson Daniel da Silva.
A capacitação iniciou às 07h30 com aulas teóricas, na sequência os participantes se dividiram em dois grupos para a realização de atividades práticas sobre situações de ataques e plano de evacuação, que foram realizadas na ASSEMA e no Colégio Paulo VI.
A professora e diretora do CMEI Hermínia Weiss Silvani de Souza, falou que estava ansiosa pela formação e comentou sobre a importância da capacitação. “Eu como professora e diretora do CMEI Hermínia, vejo uma necessidade enorme, e estávamos ansiosos por essa formação. No CMEI temos uma dificuldade em como agir num caso de emergência, pois os alunos são muito pequenos de até cinco anos, e a gente precisa saber como agir numa situação como essa, então é muito importante essa formação”, comentou a diretora.
Após o almoço, a capacitação também foi dividida em dois grupos, onde foi ministrado aulas sobre primeiros socorros, evacuação em caso de incêndio, defesa pessoal e uso de extintores. O guardião Valmor Frigo falou do aprendizado que a capacitação proporcionou para os servidores. “Isso é uma coisa muito boa que trouxeram pra nós, estou aprendendo muita coisa aqui, estamos vendo muitas coisas que não sabíamos”, afirmou Valmor.
O encerramento das atividades de capacitação aconteceu com todos no Paulo VI, onde foi feito uma simulação de evacuação predial utilizando como efeito, bombas e fumaças artificiais. O Secretário de Educação, Jucelino Vasco de Almeida, falou da importância de ações como essa que vem de encontro com a necessidade da comunidade escolar mediante aos últimos acontecimentos de ataques. “Esse projeto Escola mais Segura, vem ao encontro da ansiedade da comunidade escolar, devido aos acontecimentos que têm surgido a nível Brasil como exemplo de Santa Catarina, e também depois de algumas ameaças que está havendo em nossa região, então é muito importante essa capacitação, treinamento para todos os envolvidos da educação”, disse o secretário.
Após a conclusão do dia de capacitação, o capitão Juares Dias Gonçalves falou do desfecho do treinamento e parabenizou a administração municipal pela ação realizada. ” Alcançamos o objetivo, primeiro fizemos uma teoria orientando a todos sobre o que ia ser desenvolvido, depois fomos para a prática de combate a incêndio, primeiros socorros, defesa pessoal, evacuação em caso de emergência onde a gente conseguiu passar na prática, todas as situações que poderiam ocorrer. A capacitação foi de grande valia, com certeza professores, administração e guardas patrimoniais puderam ter um bom aprendizado, uma noção básica de conhecimento pode ser a diferença para uma situação de crise. Quero agradecer ao senhor prefeito municipal e também ao secretário de educação do município pela solicitação da academia para vir prestar esse treinamento aqui, ficamos muito felizes eu e o sargento que me acompanhou, onde pudemos passar toda a nossa experiência de segurança privada e segurança pública, e com isso vamos preventivamente proteger as nossas crianças que é o nosso futuro e o bem maior da nossa sociedade”, concluiu o Capitão.