Corpus Christi é ponto facultativo em Boa Vista da Aparecida

Categoria: Notícias Publicado: Segunda, 05 Junho 2023 Escrito por Rafaela - SoftSul

O dia de Corpus Christi, que neste ano de 2023 cairá na próxima quinta-feira, 8 de junho, não é um feriado nacional. Porém, em algumas cidades a data é feriado ou ponto facultativo por força de lei municipal ou decreto, como acontece em Boa Vista da Aparecida.

Em Boa Vista da Aparecida, o Ponto Facultativo de Corpus Christi foi decretado ainda em 23 de março de 2023, por meio do decreto municipal 55/2023, o qual inclui a sexta-feira, 09, como recesso nas repartições públicas. Durante o período, os serviços municipais estarão suspensos, exceto os essenciais, conforme rege a legislação.

O atendimento ao público volta á normalidade na segunda-feira, 12.

Saúde

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) terão suas atividades interrompidas. Na quinta-feira, 09 e sexta-feira, 10, não haverá atendimento nas unidades, o que voltará a ser feito na segunda-feira, 12.

O Hospital Municipal São José atenderá casos de urgência e emergência, o qual terá seu funcionamento normal com sistema de plantão 24h, informações no (45) 3287 - 1552.

Educação

As escolas municipais e o transporte dos alunos seguem o calendário escolar, não havendo aulas na quinta-feira, 09 e sexta-feira, 10, voltando às atividades normais na segunda-feira, 12.

Corpus Christi significado

Em latim, Corpus Christi significa “Corpo de Cristo”, e é justamente o que a festa da Igreja Católica celebra nesta data. A data é marcada por celebrações e tapetes coloridos de serragem pelas ruas, por onde passam procissões de fiéis.

Ponto Facultativo x Feriado, qual a diferença?

Uma das principais diferenças entre o ponto facultativo e feriado, é que, nos dias de ponto facultativo, o expediente é opcional para as empresas do setor privado ou público, porém nos feriados não. Por regra, as empresas devem parar suas atividades em um dia de feriado.