Boa Vista da Aparecida teve sua historia contada no desfile de 7 de setembro

Categoria: Cultura Publicado: Terça, 12 Setembro 2017 Escrito por Camila Mazureck - SoftSul

Cada pelotão contou uma parte da história da emancipação do município de Boa Vista da Aparecida

No dia 7 de Setembro, dia da Independência do Brasil, Boa Vista da Aparecida comemorou com um grande desfile na avenida principal da cidade, promovido pela Secretaria de Educação, mostrando o patriotismo dos moradores.

Este ano, o tema da marcha de 7 de setembro foi a história do município de Boa Vista da Aparecida, desde o início de sua colonização. O tema foi decidido em reunião com a equipe da Educação e todos os diretores e pedagogos das escolas. O tema trouxe à tona as pessoas que fizeram história, que fizeram Boa Vista da Aparecida ser o que é hoje.
Marilei Santos, coordenadora do Ensino Fundamental, conta que cada pelotão representou um pouco da trajetória dos pioneiros até aqui. Teve homenagem aos professores, prefeitos, colonizadores, pioneiros, comércio, natureza, usina hidrelétrica, posseiros, religiões, entre outros. “Nós pensamos em fazer esse resgate histórico porque nós queríamos mostrar quem foram as pessoas que fizeram parte da história para os novos munícipes de Boa Vista. A comunidade pode ver desde o início da colonização, começando pela escola da Flor da Serra, que contou a chegada dos primeiros moradores. Teve também a participação dos moradores da comunidade como os desbravadores, e também aqui dentro da cidade algumas famílias tradicionais”, explica Marilei.

No desfile, todas as escolas municipais e estaduais participaram, além do grupo da Terceira Idade, Ação Social, Cras e Creas, Apae, Casa Familiar Rural, Cavaleiros, Defesa Civil (com participação de Três Barras do Paraná e Quedas do Iguaçu), Secretaria de Esporte com os atletas, equipe da Saúde com atendimento na praça municipal, participação especial da equipe de GR (Ginástica Rítmica) em cada pelotão e, com um show à parte, a Fanfarra municipal. A população compareceu para prestigiar o momento de patriotismo. “Tivemos a participação da comunidade de Boa Vista que sempre tem nos apoiado em todos os eventos que temos realizado. Eles vieram, assistiram ao desfile, ficaram bem satisfeitos com o que foi apresentado nesse dia. Não foi um desfile alegórico, não tivemos grandes estruturas, mas tivemos o desfile histórico que realmente mostrou aquilo que nós planejamos mostrar”, esclarece Marilei Santos.

O prefeito Leonir dos Santos desfilou com o pelotão da cavalaria, e agradeceu a participação de todos. “Estamos muito felizes, é uma semana que, realmente, a gente só tem a agradecer. Quero dar os parabéns e agradecer a Secretária de Educação, diretores de escolas, enfim, toda a equipe envolvida na Educação, parabéns também pela organização dos jogos municipais e estaduais que tiveram aqui esta semana. Estamos resgatando o grande desfile, o patriotismo do 7 de setembro. Quero agradecer também a toda região, o pessoal dos cavaleiros, agradecer a todos os municípios, nós temos mais de 20 municípios envolvidos aqui em Boa Vista da Aparecida, temos mais de 250 cavaleiros aqui nessa cavalgada de 7 de setembro, enfim, só estou agradecendo e pedindo a Deus que nos abençoe, continue dando saúde para nós continuarmos desenvolvendo as nossas funções e as nossas obrigações”, afirma Leonir.

A Prefeitura Municipal, em contrapartida com as escolas, forneceu os materiais para elaboração daquilo que foi mostrado no desfile. A equipe de Educação agradece todos os diretores e professores que se empenharam em realizar um lindo trabalho. “Foi um trabalho onde todos deram o seu melhor. E o resultado culminou, então, em um desfile bonito, histórico, um desfile que nos trouxe bastante satisfação enquanto Secretaria de Educação, fizemos aquilo que tínhamos determinado a fazer”, agradece Marilei, em nome da Equipe de Educação. Segundo ela, o trabalho em equipe foi peça fundamental na elaboração de todos os preparativos, além, é claro, do grande dia.