Missa em Latim atrai boavistenses e visitantes para momento de religiosidade na Terra do Sol

Categoria: Cultura Publicado: Domingo, 26 Julho 2015 Escrito por SoftSul - Admin

A realização da missa Tridentina na paróquia Nossa Senhora Aparecida realizada na sexta-feira, dia 1º em Boa Vista da Aparecida, lotou a igreja matriz. A missa rezada em latim, nos mesmos moldes dos primórdios da igreja católica e que deu origem ao espanhol, português, francês e italiano, foi um marco na vida dos boavistenses e visitantes, que vieram até o município especialmente para participar da celebração.

O padre Genivaldo dos Santos, pároco da igreja católica de Boa Vista foi quem celebrou a missa e o objetivo era de apresentar para o público mais novo como eram as missas antigamente, além da afirmação do padre para a inclinação para o mistério. Eu tenho essa inclinação para o mistério, então toda essa missa que nós celebramos não foi um teatro, foi uma oração mesmo e quem participou deve ter sentido a mesmo coisa do padre, esse olhar inclinado para o mistério e para Deus”, conclui o religioso.

A celebração teve a participação do coral de vozes Cristo Rei da cidade de Toledo, que trouxe os cânticos tridentinos a celebração. O regente Darcisio Fritsche afirmou que foi a primeira vez que o coral canta em uma missa celebrada em latim. “Para nós foi uma grande satisfação, fazer aquilo que a gente fazia antes da reforma litúrgica, e esta experiência pra nós foi muito gratificante”, afirma o maestro.

Após a missa que teve duração aproximada de uma hora e meia, houve um jantar no Centro de Eventos Nossa Senhora Aparecida, o qual foi servido sopa de agnoline, prato típico de origem italiana, muito aceito pela região devido ao grande número de descendentes de italianos na cidade.