Oficina de música cultural brasileira é ofertada no CIAAC

Categoria: Cultura Publicado: Quinta, 30 Novembro 2017 Escrito por Camila Mazureck - SoftSul

Um trio musical se apresentou mostrando ritmos diferentes e pouco conhecido entre as crianças

Na tarde desta quarta-feira (29) um trio musical visitou o CIAAC (Centro de Integração ao Adolescente e a Criança) de Boa Vista da Aparecida para apresentar uma oficina de música cultural brasileira.

Luciano Dallastra, músico, conta que o convite foi feito a partir de uma parceira com o SESC (Serviço Social do Comércio), e que a oficina é um bate papo. “Vamos tocar a bater um papo, explicar o que a gente está tocando, como nós estamos tocando, o tipo de abordagem que a gente faz para a música, que é um pouco diferente da música comercial que ouvimos na rádio, então isso é para fazer com que as pessoas se aproximem um pouco mais desse tipo de música que a gente faz. É sempre uma honra poder divulgar esse tipo de música para as pessoas”, afirma Luciano.

O trio, composto pelo guitarrista Luciano Dallastra, pelo baixista Kristopher Venzke e pelo baterista Robson Almeida, tocou diversas músicas para as crianças, passando por renomados artistas do meio, tanto brasileiros como estrangeiros. Entre uma apresentação e outra, explicaram às crianças sobre as músicas e artistas que estavam apresentando. Além disso, o trio também apresentou músicas autorias inéditas, feitas na hora, no improviso, e explicaram que é um estilo musical pouco conhecido. As apresentações se basearam, em sua maioria, no ritmo “choro”, que são solos instrumentais sintonizados e improvisados.

Luciano explica que o que dificulta a disseminação desse tipo de música é o chamado fenômeno da indústria cultural. “Hoje existe o fenômeno da indústria cultural, então a música que as pessoas conhecem é somente aquela que toca na rádio ou na televisão, mas existem muitos outros tipos de música, muita gente produzindo outros tipos de música, tanto no Brasil quanto fora dele, e que as pessoas não têm tanto acesso. Então a importância é justamente essa, fazer com que esse tipo de música chegue até as pessoas e incentivá-las para que possam vir a pesquisar mais sobre isso”, destaca Luciano.

Durante a apresentação, as crianças ficaram encantadas e curiosas com o novo estilo musical apresentado. Entre uma música e outra, faziam perguntas sobre estilos, ritmos, composições e cantores.


Áudio da matéria 


 

Acessos: 1947

Comentários - Facebook

Governo Municipal