Curso de casqueamento e ferrageamento foi realizado em Boa Vista da Aparecida em parceria com o SENAR-PR

Categoria: Notícias Publicado: Quinta, 06 Outubro 2022 Escrito por Rafaela - SoftSul

Ao final do mês de setembro de 2022, foi realizado um curso em parceria com o SENAR- PR ( Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e Secretaria Municipal de agricultura ,todas as aulas práticas foram realizadas na propriedade rural do S.r.: Amílcar, o curso teve a carga horária de 32 horas e contou com a participação de 08 alunos ,onde todos receberam o certificado dando oportunidade aos alunos a praticarem o aprendizado em animais de suas propriedades, e também contar com uma renda extra, prestando serviços aos proprietários de animais que queiram utilizar da técnica de casqueamento e ferrageamento.

Este curso é muito importante para a saúde animal dos equinos, asininos e muares, pois a técnica de casqueamento consiste no conjunto de cuidados com os cascos que devem ser iniciados a partir dos dois meses de vida do animal, trata-se da higienização, correção do desvio para desenvolvimento correto da locomoção e nivelamento com o solo, na maioria dos casos em que não se aplica essa técnica, o animal corre o risco de contrair doenças do casco tipo: infecção fúngicas e bacteriana, sapinho do casco, laminite, abscessos entre outras.

Já a técnica de ferrageamento é realizado após o término do casqueamento, em que todos os animais de trabalho ou aqueles que desempenham algumas atividades em que são muito exigidos, deverão ter seus cascos protegidos pela ferradura que podem ser usadas para animais que praticam atividades esportivas, passeio ou trabalho.

Os quatro dias de curso foram ministrados pelo instrutor do Senar Eder Ribeiro da Rosa e supervisionado pelos técnicos da secretaria municipal de agricultura.