Alunos da Apae de Boa Vista da Aparecida visitam parreirais de uva

Categoria: Educação Publicado: Terça, 12 Dezembro 2017 Escrito por Camila Mazureck - SoftSul

A experiência foi novidade para a maioria, que não evitaram sorrisos durante o passeio

Os alunos da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Boa Vista da Aparecida realizaram uma visita em uma propriedade do interior na tarde desta segunda-feira (11), onde conheceram os parreirais de uva da família Breansini.

A convite da dona da propriedade, a Senhora Lurdes Breansini, a escola Bom Jesus – Apae aproveitou a oportunidade de mostrar na prática alguns conteúdos ensinados em sala de aula. Eles viram de onde vem a uva, como é feito o suco e o vinho da fruta, e experimentaram diversos produtos feitos com uva, como a cuca recheada e o suco de vinho, além, é claro, de comerem as uvas tiradas direto do pé.

A diretora da Apae boavistense, Vânia Ramos, conta como foi a visita para os alunos. “Para eles é bastante novidade, a maioria não conhecia, e eles têm diversas formas de manifestar como eles percebem o mundo, então nem sempre é com palavras, às vezes é com gestos, às vezes é uma face diferente, mas acredito que cada um pode estar conhecendo um pouquinho melhor. Eles adoraram comer a uva fresquinha, tirada direto do pé, então é bastante importante esse tipo de atividade, porque o aluno participa também do processo de aprendizagem, ele não é apenas um expectador, ele está aqui participando do processo, conhecendo uma propriedade rural, conhecendo não só os parreirais, mas também os animais, que eles dificilmente terão contato na escola, então é uma atividade bem gratificante, bem gostosa porque eles saem daquela rotina de sala de aula, dos conteúdos programáticos e vêm vivenciar na prática”, destaca a diretora.

Na visita, os alunos puderam ver as ovelhas que têm na propriedade. Eles também ganharam uvas de duas qualidades para levarem para casa, e toda essa novidade que vivenciaram no dia fez com que muitos sorrisos aparecessem em seus rostos.

Vera Aparecida dos Santos é deficiente visual e aluna da Apae. Ela ficou encantada com os parreirais de uvas e as ovelhas, pois, mesmo sem poder ver, ela pode sentir toda a experiência do passeio. “Eu achei muito legal, gostei demais, gostei muito. Tinha uma ovelha, eu nunca conheci, nunca peguei uma ovelha bebê, e hoje eu passei a mão nela.

As uvas também, achei bem legal, bastante uva, dá até para vender de tanta uva que tem, o cheirinho da uva, de vinho, eu gostei. Eu passo a mão, e tem um monte, aí eu vejo o cheio, o gosto, é um gostinho de uva fresquinha, de vinho, bem gostoso, docinho, igual a mel”, conta empolgada a aluna. 


Áudio da matéria 


 

Acessos: 1863

Comentários - Facebook

Governo Municipal