Boa Vista da Aparecida realiza a 3ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional

O Evento foi realizado na Câmara Municipal de Vereadores e contou com debates e palestras

Nesta última terça-feira, 11, o município de Boa Vista da Aparecida realizou a sua 3ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. O evento teve como tema: “Comida no campo e na cidade: o que temos e o que queremos?”. O encontro foi coordenado pela Secretaria de Educação e realizado na Câmara Municipal de Vereadores da cidade, cotando com representantes do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, Emater, autoridades municipais, produtores da Agricultura Familiar e a comunidade civil organizada.

A conferência foi promovida pelo Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, com apoio da prefeitura do município. Durante o encontro foi realizada uma avaliação da situação do tema no município, avaliadas e aprovadas propostas, e eleitos os delegados que participarão da conferência estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, que será realizada nos dias 5 e 6 de agosto.

A Secretária Municipal de Educação, Rosilange Daros reforçou que o objetivo é a aproximação da sociedade com os gestores públicos para discutir políticas públicas relacionadas ao direito humano à uma alimentação saudável.

Durante o evento foram realizadas palestras relacionadas ao tema. A conferência discutiu três eixos principais: alimentação como princípio de existir; desafios e possibilidades na construção da política pública; e a geografia da fome e o desperdício de alimentos.

O fortalecimento e a qualificação das políticas públicas e regulações sobre a segurança alimentar e nutricional é uma recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a prevenção e controle das doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs), como obesidade, diabetes e hipertensão.

A Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional 2019, está agendada para os dias 5 e 6 de agosto. O evento vai avaliar o II Plano de Segurança Alimentar e Nutricional 2016 – 2019, composto por 10 desafios, 92 metas e 231 ações, e fazer propostas e ajustes para subsidiar o III Plano Estadual de Segurança Alimentar 2020 - 2024.

Terezinha Barron, técnica da EMATER chama a atenção para os desperdícios de alimentos que sempre acontece. “A Agricultura do Paraná é forte, e aqui são produzidos grãos, alimentos, carnes, ovos, leite, ou seja, de tudo um pouco, hoje chamamos a atenção, pois muitas vezes consumimos produtos industrializados, por que a mídia nos oferece isso, que o industrializado é melhor, e acabamos nos deixando influenciar e o produtor natural fica de lado", disse a técnica.

As conferências municipais e regionais, que antecedem a etapa estadual, estão ocorrendo ao longo do mês de junho, quando estão apresentadas recomendações para a formulação e ajustes das políticas voltadas para o tema, como o acesso a alimentos de qualidade, melhoria do abastecimento, sustentabilidade, futuro da agricultura familiar, entre outros.

 

 

 


Áudio da matéria 

 

 


Galeria de imagens

 

Governo Municipal

 

Av. Cícero Barbosa Sobrinho, 1190
Aberto de segundas às sextas
das 7h30 às 11h30 e das 13h00 às 17h00

(45) 3287-8300

 

Desenvolvido e hospedado por: SoftSul Software & Network