Boa Vista da Aparecida realiza a 3ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional

O Evento foi realizado na Câmara Municipal de Vereadores e contou com debates e palestras

Nesta última terça-feira, 11, o município de Boa Vista da Aparecida realizou a sua 3ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. O evento teve como tema: “Comida no campo e na cidade: o que temos e o que queremos?”. O encontro foi coordenado pela Secretaria de Educação e realizado na Câmara Municipal de Vereadores da cidade, cotando com representantes do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, Emater, autoridades municipais, produtores da Agricultura Familiar e a comunidade civil organizada.

A conferência foi promovida pelo Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, com apoio da prefeitura do município. Durante o encontro foi realizada uma avaliação da situação do tema no município, avaliadas e aprovadas propostas, e eleitos os delegados que participarão da conferência estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, que será realizada nos dias 5 e 6 de agosto.

A Secretária Municipal de Educação, Rosilange Daros reforçou que o objetivo é a aproximação da sociedade com os gestores públicos para discutir políticas públicas relacionadas ao direito humano à uma alimentação saudável.

Durante o evento foram realizadas palestras relacionadas ao tema. A conferência discutiu três eixos principais: alimentação como princípio de existir; desafios e possibilidades na construção da política pública; e a geografia da fome e o desperdício de alimentos.

O fortalecimento e a qualificação das políticas públicas e regulações sobre a segurança alimentar e nutricional é uma recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a prevenção e controle das doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs), como obesidade, diabetes e hipertensão.

A Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional 2019, está agendada para os dias 5 e 6 de agosto. O evento vai avaliar o II Plano de Segurança Alimentar e Nutricional 2016 – 2019, composto por 10 desafios, 92 metas e 231 ações, e fazer propostas e ajustes para subsidiar o III Plano Estadual de Segurança Alimentar 2020 - 2024.

Terezinha Barron, técnica da EMATER chama a atenção para os desperdícios de alimentos que sempre acontece. “A Agricultura do Paraná é forte, e aqui são produzidos grãos, alimentos, carnes, ovos, leite, ou seja, de tudo um pouco, hoje chamamos a atenção, pois muitas vezes consumimos produtos industrializados, por que a mídia nos oferece isso, que o industrializado é melhor, e acabamos nos deixando influenciar e o produtor natural fica de lado", disse a técnica.

As conferências municipais e regionais, que antecedem a etapa estadual, estão ocorrendo ao longo do mês de junho, quando estão apresentadas recomendações para a formulação e ajustes das políticas voltadas para o tema, como o acesso a alimentos de qualidade, melhoria do abastecimento, sustentabilidade, futuro da agricultura familiar, entre outros.

Desenvolvido e hospedado por: SoftSul Software & Network - (41) 93618-0695