Boa Vista da Aparecida têm nova coordenadora do programa PNAE

Categoria: Educação Publicado: Quarta, 22 Fevereiro 2017

Maria Aparecida Peratt assumiu o cargo na última quarta-feira, dia 22, durante solenidade na Câmara de Vereadores.

Na última quarta-feira (22), aconteceu uma reunião na câmara de vereadores de Boa Vista da Aparecida, com a presença de produtores da agricultura familiar que entregam produtos para a merenda escolar através do Programa PNAE (Programa Nacional de Alimentação). Participaram do encontro os vereadores Valério Fernandes, Neguinho da Saúde e Cesar de Bona, a diretora de educação Roselange Daros, além do prefeito Leonir dos Santos. A ex-coordenadora do programa Neiva Rigatti foi aplaudida em pé pelos produtores devido ao belo trabalho que realizou nos últimos seis anos, Neiva deixa a coordenadoria pelo motivo de sua aposentadoria, segundo ela foi uma fase de aprendizado e colaboração com os produtores, onde foi plantada uma amizade e agora todos estão colhendo estes frutos. Neiva ainda destacou que irá visitar a todos frequentemente, e ainda brincou “agora terei bastante tempo” referindo-se a sua aposentadoria. Neiva disse ainda que foi gratificante este trabalho e procurou fazer o melhor.  “Eu fiquei por seis anos a frente do PNAE, para mim é muito gratificante ver que o meu trabalho veio a contento de toda a população, não só dos agricultores, mas das escolas, da direção, dos funcionários e dos alunos, que puderam usufruir destes alimentos vindos diretamente dos nossos produtores e transformados pelas nossas merendeiras. Sempre fiz o meu melhor”, destacou Neiva Rigatti.

São entregues para as escolas diversos produtos, como verduras, frutas, legumes entre outros. As refeições são preparadas pelas merendeiras que recebem acompanhamento da nutricionista Dayane Maccari que tem um papel fundamental em planejar um cardápio nutritivo, com produtos de qualidade para a alimentação escolar. Segundo ela o município busca a melhor qualidade para que todos estejam sempre satisfeitos, e a conversa com os alunos são feitas frequentemente para saber também a opinião deles.  “Nós sempre buscamos a melhor qualidade dos produtos. Cobramos isso dos produtores porque a qualidade interfere lá na escola. Cobramos para que os produtos sejam bem embalados, cobramos boas práticas desde higiene e durante o processo, cuidamos para que cada vez mais a qualidade destes alimentos seja melhor”, disse Dayane Maccari.

O Prefeito Leonir dos Santos agradeceu os produtores pelo belo trabalho, pediu para que a qualidade dos alimentos continue e afirmou que qualquer dia irá chegar de surpresa para conferir a qualidade da alimentação escolar.

A nova coordenadora do PNAE é Maria Aparecida Peratt, a qual foi apresentada pela Diretora de Educação Roselange Daros e recebeu o apoio da administração. Maria disse que irá trabalhar para dar continuidade ao programa, se colocando a disposição de todos. Ela ainda destacou que sempre terá contato com as crianças para saber também a opinião delas referente às refeições que são oferecidas. “Eu vou trabalhar neste projeto dando continuidade ao trabalho da Neiva, que desenvolveu muito bem o PNAE nos últimos anos. O que deu certo continuará e o que tiver que ajustar será ajustado. Eu como professora experimentei na escola estes alimentos de todos fornecedores, então conheço cada produto e cada agricultor. Sabemos do que as crianças gostam e espero que esta caminhada seja de sucesso”, enfatizou Maria. Ao final da solenidade para posse da nova coordenadora do PNAE foi oferecido um coquetel para os agricultores, autoridades e população presentes no evento.

O programa PNAE do Governo Federal existe desde 1995, em Janeiro deste ano recebeu a liberação de R$ 465 milhões, o programa é responsável pela distribuição de alimentos nas escolas do país e pela promoção de bons hábitos nutricionais. O orçamento total do programa neste ano será de R$ 4,15 bilhões. Segundo o Ministério da Educação, a medida deverá atingir 41 milhões de estudantes em todo o Brasil.