Casa Familiar de Boa Vista da Aparecida receberá 120 mil de repasse.

Categoria: Educação Publicado: Sexta, 10 Fevereiro 2017 Escrito por Camila Mazureck - SoftSul

Prefeito Leonir dos Santos enviou projeto a Câmara de Vereadores e foi aprovado por unanimidade.

Nesta ultima semana a Câmara de Vereadores aprovou mais um projeto enviado pelo executivo municipal, o qual se trata do repasse que será feito pelo município a Casa Familiar Rural, a permanência desta instituição de ensino era uma preocupação do governo de Leonir e Bett, o que fez que o chefe do executivo fosse o primeiro prefeito do estado a ir cobrar uma providencia do Governo do Paraná através do Chefe da Casa Cível Valdir Rossoni, que prontamente se mostrou preocupado e depois de reuniões com a equipe do governo foi dado uma solução, antes o governo estadual repassava para Arcafar, ( Associação Regional das Casas Familiares Rurais do Sul do Brasil), os valores para a manutenção das Casas Familiares do Estado, depois do corte, muitos prefeitos de todo o estado estavam preocupados de como iriam manter esta instituição aberta, a solução encontrada foi do Governo Estadual entrar com os professores, e os municípios com técnicos, zeladores, transporte escolar, cozinheira, vigias, material de limpeza e alimentação.

Na ultima segunda o Prefeito Leonir e o Vice Prefeito Gilmar Bett, enviaram para a Câmara de Vereadores um projeto para que fosse aprovado o valor de R$ 120 mil por três anos, para ajudar a manter esta instituição aberta, Leonir destacou que no Paraná apenas 22 escolas não se transformaram em escola técnica, e que o Governo já vinha avisando que este corte seria feito. "No Estado apenas 22 escolas não se transformaram em escola técnica, aqui em Boa Vista ninguém se preocupou em fazer um projeto para esta transformação, por isso que a Casa Familiar correu este risco de ser fechada, agora vamos em busca de mudar esta realidade e quem sabe transforma esta instituição para que os alunos que lá estudam possam sair formados e já com uma profissão, o que ira refletir também no campo" destacou o prefeito.

A Casa Familiar Rural está localizada na Linha Flor da Serra e existe desde 1996. Onde já passaram diversos alunos e professores. O Vereador Adair Gomes, o "Gringo" foi professor na instituição durante três anos e meio, logo que ficou sabendo que a escola poderia ser fechada procurou o prefeito Leonir, o qual buscou forças no estado para que a instituição não fosse fechada" Se hoje estamos aqui, dando esta noticia aos alunos, pais e professores é devido a força politica que o nosso prefeito tem, e a escola esta garantida neste ano de 2017, afirmou o vereador.

A aluna da Casa Familiar, Eduarda Cutchmam, que se formou no fim do ano passado, se emocionou quando soube que a instituição iria permanecer aberta, para ela a escola representa uma grande família. "A Casa Familiar Rural, ela busca manter o Jovem no Campo, esta escola representa pra mim uma grande família, procuro não chorar quando falo sobre a escola, mais aqui somos uma grande família", afirmou a estudante.

Já para Vanessa Caroline Loch Muller,também recém formada o sonho dela será fazer agora uma faculdade e permanecer no campo. "Pretendo ficar no Campo, me formar e por em pratica no campo tudo que aprendi aqui" destacou Vanessa.

A Casa Familiar Rural tem capacidade de atender até 60 alunos. As aulas terão inicio nesta próxima segunda dia 13 de Fevereiro.