Dia das Mães é marcado por inúmeras homenagens em Boa Vista da Aparecida

Categoria: Educação Publicado: Segunda, 15 Maio 2017 Escrito por Camila Mazureck - SoftSul

Os setores de Educação e Assistência Social se envolveram com a data e deixaram a comemoração ainda mais especial com os eventos realizados

O Dia das Mães foi marcado, em Boa Vista da Aparecida, por inúmeras homenagens, organizadas pela Secretaria de Assistência Social, pelas escolas municipais, APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e colégios estaduais, com o já conhecido Bingo das Mães, que acontece todo ano em alusão à data comemorativa.

O prefeito Leonir, que marcou presença nos eventos, comemora o primeiro Dia das Mães de seu governo com muita alegria. “A palavra mãe é uma palavra muito forte, foi o que eu disse aqui hoje e continuo dizendo. Só existe uma palavra mais importante do que mãe, que é Deus. A palavra mãe é a palavra mais sagrada que existe, então, no meu governo, esse dia é especial”, afirma Leonir.

Todas as escolas do município de Boa Vista da Aparecida comemoraram o Dia das Mães com homenagens e apresentações dos alunos, durante toda a semana que precedeu a data.

Além das apresentações das crianças, através de músicas, teatros e declamações de poemas, as mães, os cuidadores e as famílias presentes, puderam participar de sorteio de prêmios e lanches servidos pelas escolas.

Para as mães da comunidade, foram realizados dois grandes eventos, abertos para todos que quisessem participar. Um deles, na sexta-feira (12), durante o dia, realizado pela Secretaria de Assistência Social, que aconteceu no Centro de Eventos Nossa Senhora Aparecida. A comemoração reuniu cerca de 300 pessoas e contou com a palestra-show do professor Itamar, sorteio de brindes e um bolo de 5 metros e mais de 70 quilos, para comemorar a data.

O outro evento, também na sexta-feira (12), à noite, no Ginásio de Esportes Vereador Gentil Rossato, contou com o popular Bingo das Mães e vários sorteios, com prêmios doados pelo comércio local e Governo Municipal. O prefeito Leonir dos Santos também marcou presença. “Fizemos parcerias com os professores e colégios. A comunidade de Boa Vista da Aparecida veio em peso, mais de 2.500 pessoas aqui no Ginásio de Esportes e, ano que vem, com certeza, vamos fazer muito maior”, afirma Leonir.

Dona Maria Salete de Lima participou do Bingo das Mães e ganhou uma máquina de lavar roupas. “Eu nunca tive, nossa, foi uma bênção de Deus. Era bem o que eu queria, para lavar as cobertas, porque eu tenho problema na coluna. Estou muito contente!”, afirma Dona Maria.

Tudo foi feito com muito carinho, a preparação dos eventos foi intensa, tanto nas escolas quanto nos eventos abertos à população. Daniel Granetto, professor do Pré I da Escola Municipal Duque de Caxias, conta como foi o ensaio das crianças. “Há dias nós estamos ensaiando com eles, primeiro nós apresentamos a música, depois nós apresentamos os gestos para eles irem aprendendo a cantar, a fazer os gestos, e todos fizeram lindo, porque todos amam as mamães e foi muito lindo”, conta Daniel.

Blasta Arévolos, dona de casa e mãe, conta que ficou emocionada com a apresentação da filha na Escola Municipal Duque de Caxias. “Eu achei lindo, foi maravilhoso, eu fiquei muito emocionada e orgulhosa. A escola é muito importante para estar valorizando, dando valor para a mãe. Nossa, eu achei lindo, lindo”, comenta Blasta.

A APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) também realizou, na sexta-feira (12), uma tarde de comemoração para as mães, mas homenageando também os cuidadores e familiares dos alunos, como explica Vania Ramos, diretora da APAE. “Muitos dos nossos alunos são idosos, então nós não temos, às vezes, a presença da mãe. Nós temos a presença do pai, do irmão que cuida, do tio, da tia, então essa não é só uma homenagem para as mães, e sim, para todas as pessoas que fazem o papel dessa pessoa tão importante nas nossas vidas, que são as mães”, explica Vania.

Clarice Viani, diretora da Escola Municipal Padre Jandir Zanchetin, conta a importância de estar realizando eventos como esse. “Para valorizar a família, para chama-los para a escola para aumentar aquele elo entre a família e a escola, a valorização das mães, dos alunos, da família, para que a criança sinta aquele afeto, resgatar aquele amor, que talvez as famílias estão cada um para um lado, na correria do dia-a-dia, então a escola chama e dá aquele ânimo, recarrega o amor de novo, renasce”, explica Clarice.

O prefeito ainda desejou um feliz Dia das Mães para todas as mamães, que são pessoas mais que especiais na vida de todos. “Para todas as mães de Boa Vista da Aparecida, do Paraná, do Brasil e do mundo: feliz Dia das Mães! Que Deus abençoe a cada uma de vocês, o nosso abraço e nosso carinho especial a todas as mães, um beijo no coração de todas as mães. O dia das mães é todos os dias!”, finaliza Leonir.

Arthur Bertoldo, aluno do pré I, fez uma das apresentações da Escola Duque de Caxias, e tem na ponta da língua o amor que sente pela sua mãe....”Mamãe eu te amo demais!”