Formatura do Proerd supera expectativas em Boa Vista da Aparecida

Categoria: Educação Publicado: Sexta, 01 Dezembro 2017 Escrito por Camila Zub - SoftSul

A noite desta quarta-feira (30) foi abrilhantada pela formatura do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) em Boa Vista da Aparecida. O Centro de Eventos Nossa Senhora Aparecida ficou lotado para a entrega dos certificados aos 130 alunos participantes do programa.

Durante o evento, as estrelas da noite, os alunos dos 5ºs anos das escolas municipais, não só receberam os certificados como também apresentaram a tradicional música do Proerd, com coreografia. Ao final do programa, todas as crianças escreveram uma redação sobre o que aprenderam com o Proerd, e na noite da cerimônia, a melhor redação de cada turma foi lida pelo aluno e este foi premiado. Além disso, houve a apresentação de um trio de música cultural brasileira, uma parceira entre a Secretaria Municipal de Educação, o Proerd e o SESC (Serviço Social do Comércio), que também realizaram o evento em conjunto, com apoio e incentivo da Cresol.

Ao longo de dez semanas, os alunos receberam instruções do Cabo Paulo Batista sobre como ficar longe das drogas e da violência. O Cabo também ensinou às crianças os tipos de violência que existem, as drogas lícitas e ilícitas, e que os pequenos devem sempre conversar com os pais. O trabalho do programa Proerd envolve também as famílias, que deviam ajudar os alunos a realizarem as tarefas do programa, fortalecendo os diálogos e vínculos familiares.

O Cabo Paulo Batista conta como foi realizado esse trabalho no município. “Mostramos para eles todos os perigos das drogas, da violência, e agora os certificamos, com compromisso assumido de ficar longe das drogas, porque é uma idade complicada, a pré-adolescência, dos 09 aos 12 anos, onde a oferta das drogas é muito grande”, afirma Paulo.

Além disso, o Cabo ainda reforça que o Proerd é uma parceria entre a escola, a família e a polícia. “O nosso objetivo também é essa parceria entre a polícia, a escola e a família, fazendo com que os filhos se envolvam mais com a família, que tenham maior diálogo entre eles, e que os pais saibam também policiar os vossos filhos”, destaca.

Paulo chama a atenção dos pais para as drogas lícitas, como cigarros, bebidas e o narguilé, e pede que não deixem seus filhos usarem essas drogas. “As drogas lícitas, como o cigarro e a bebida alcoólica, que são de fácil acesso, e agora temos também o narguilé, então vemos a preocupação dos pais estarem trazendo alguns tipos de drogas para dentro dos lares, e assim, permitindo que os filhos acabem usando esse narguilé, que vem em forma de sabores artificiais, e que são mais drogas para que nossos filhos possam se envenenar mais ainda. O aviso que deixamos aos pais é para que vigiem e policiem seus filhos e não deixem criar esse hábito do vício da bebida, do cigarro e, principalmente, do narguilé”, fala Paulo.

A realização do programa em Boa Vista da Aparecida, bem como a cerimônia de formatura, foi possível graças a parceria do Proerd com a Secretaria Municipal de Educação. Rosilange Daros, secretária de educação, fala sobre o programa e as parcerias firmadas. “No Proerd, realmente durante todas as aulas, os alunos foram preparados para que saibam agir quando estiverem diante de situações-problema. E agora essas crianças com certeza serão disseminadoras do conhecimento que eles adquiriram, eles devem levar esse conhecimento a todos os colegas, a todas as famílias, pois esses conhecimentos são para a vida inteira.

Eu quero aproveitar também para dizer que a Secretaria Municipal de Educação não medirá esforços para continuar realizando parcerias como essas, que valorizam a vida dos alunos, e que têm o trabalho de formar cidadãos mais conscientes e que saibam dizer não às drogas”, destaca.
Rosilange também agradece a todos que compareceram ao evento. “Quero agradecer a participação de todos os pais, dos padrinhos, a comunidade em geral, as autoridades, e dizer que foi muito importante a presença e a participação de todos”, agradece a secretária.

Gilmar Bett, vice-prefeito, que representou o prefeito Leonir dos Santos que esta em viagem, agradeceu a realização do programa no município, afirmando a importância de ensinar sobre as drogas e a violência às crianças. “É muito importante, eu vi as declarações das crianças aqui, e as drogas destroem, acabam com a saúde, com a coordenação motora, prejudica os estudos, então temos que agradecer muito ao Cabo Paulo Batista que veio aqui essas dez semanas, que veio abrilhantar esse trabalho junto com os diretores, com a Secretaria de Educação, junto com os professores, e estão de parabéns, foi um trabalho brilhante, eu fico muito grato, contente, então só tenho que agradecer. Muito obrigado a todas essas pessoas que vieram abrilhantar esse trabalho”, destaca o vice-prefeito.

Gilmar também elogiou a cerimônia da entrega dos certificados. “Um espetáculo, nem imaginava que fosse desse tamanho, para mim foi uma surpresa”, afirma o vice-prefeito.

Acessos: 2046