Governo de Boa Vista da Aparecida e Polícia Militar realizam formatura de 140 alunos no Proerd.

Categoria: Educação Publicado: Terça, 19 Novembro 2019 Escrito por Aline - SoftSul

A solenidade aconteceu no Centro de Eventos Nossa Senhora Aparecida na noite da última quinta-feira.

O Governo Municipal de Boa Vista da Aparecida, através da Secretaria de Educação, realizou na noite da última quinta-feira, 14, a formatura da turma 2019 do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), desenvolvido com alunos do 5º ano do Ensino Fundamental nas escolas da Rede Municipal, durante este ano letivo.

A solenidade, foi realizada no Centro de Eventos Nossa Senhora Aparecida e reuniu os 140 alunos de 8 turmas atendidas pelo programa em 2019, distribuídas por 6 escolas municipais. A filosofia do Proerd é prevenir o uso de drogas entre crianças e adolescentes, resistir às pressões de amigos e da mídia, reforçar a autoestima e desenvolver lições de cidadania.

Por motivos de agenda o Prefeito Leonir dos Santos não conseguiu comparecer, mas foi representado pelo vice Gilmar Bett que estava acompanhado da esposa Jandira Dias, estavam presentes também o presidente da Câmara de vereadores Cesar Luiz de Bona, os vereadores Adair Gomes e Valério Fernandes e a secretária municipal de Educação, Rosilange Daros, além do comandante da patrulha escolar comunitária de Cascavel, Tenente PM Paulo Roberto da Silva, instrutor do Proerd de Cascavel, Sargento PM Camargo e o instrutor responsável pelo Proerd de Boa Vista da Aparecida o Sargento PM Paulo Batista.

Rosilange Daros, agradeceu os presentes e destacou a importância dessas crianças passarem por essa formação. “Durante 10 semanas, o Sargento PM Paulo Batista, passou por essas escolas, fazendo um trabalho preventivo com as crianças, onde se falou muito sobre os malefícios do uso continuo de todas as drogas, além de abordar o Bullying, esse tema que vem sendo discutido quase que diariamente nas escolas, e hoje as crianças estão recebendo seus certificados, acompanhados dos pais, e a presença dos pais é um reforço para essas crianças ficarem longe das drogas”, disse a secretária.

As escolas participantes do programa foram apresentadas com o número de formandos de cada uma, e o instrutor do Proerd, Sargento Paulo Batista da Silva, foi homenageado e muito aplaudido pela plateia. A entrada do mascote do programa, o Leão Dare, também agitou as crianças.

Com a missão de levar a mensagem para que os alunos se afastem de drogas, cigarros, Narguilé, bebidas e não praticarem Bullying, o Sargento Paulo Batista comentou sobre os desafios de falar sobre esses temas para as crianças. “O desafio da polícia militar com essas crianças é justamente fazerem que eles fiquem longe das drogas lícitas para que não acabem querendo experimentar as drogas ilícitas, então o objetivo da polícia é evitar confrontos futuramente, pois o caminho das drogas veio pra destruir o convívio em família e criar desordem na sociedade”, explicou o sargento.

Vários alunos receberam prêmios pelos textos do concurso de redação sobre o significado do Proerd para cada um. Ao final, os alunos prestaram o juramento de compromisso perante a sociedade, de ficarem longe das drogas e da prática da violência.